O DuckDuckGo anunciou na última quarta-feira (11) uma nova versão da sua extensão para Chrome. A ferramenta traz como principal melhoria a possibilidade de bloquear os dois novos métodos de segmentação de anúncios da Google, que atualmente estão em fase beta e têm sido alvo de críticas de reguladores e defensores da privacidade.
De acordo com os administradores do navegador focado em privacidade, a extensão atualizada é capaz de bloquear o Google Topics e o FLEDGE, evitando o rastreamento do usuário. Além disso, o complemento também vai permitir que o usuário desabilite a configuração Privacy Sandbox manualmente, impedindo o monitoramento das suas atividades online.
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Um dos métodos escolhidos pela companhia de Mountain View para substituir os cookies de terceiros, os Tópicos usam automaticamente o histórico de navegação para dividir os interesses do internauta em tópicos. Segundo o DuckDuckGo, o recurso traz vários problemas, permitindo que as informações coletadas sirvam para traçar o perfil do usuário, por exemplo.
A extensão atualizada já está disponível.Fonte: Chrome Web Store/Reprodução
Por sua vez, o FLEDGE possibilita o “remarketing”, no qual o anunciante que queira acompanhar o usuário com uma determinada publicidade instrui o navegador a colocá-lo em um grupo de interesse, sem o seu consentimento. Ao visitar outro site, o Chrome fará um leilão de anúncios baseado nessa informação, apresentando opções específicas para aquele perfil.
Proteção aprimorada
Com a versão atualizada da extensão do DuckDuckGo para Chrome, é possível evitar os Tópicos e o FLEDGE no navegador da Google, graças às melhorias introduzidas no bloqueio de rastreador da ferramenta. Ela também traz funções como pesquisa privada, criptografia reforçada e controle de privacidade global, entre outras.
O complemento pode ser baixado gratuitamente na Chrome Web Store. Além de instalá-la, a empresa também recomenda desativar o login do Chrome, a avaliação do Privacy Sandbox e não sincronizar seus dados de histórico com o navegador, além de desabilitar a "Personalização de anúncios".
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