O Google Docs, um dos programas de edição de planilhas e textos mais usados no mundo, vai ganhar uma cara nova. Uma nova atualização promete ajudar os usuários a navegar entre os recursos de maneira mais ágil. Para isso, o aplicativo está implementando um novo layout para o processador de texto para facilitar a localização das ações mais usadas.
Uma atenção especial está sendo dispensada ao menu “Documentos” da ferramenta baseada em nuvem, que receberá três mudanças principais: menus menores para facilitar a navegação, reordenamento dos itens dentro dos menus e adição de ícones ao lado de cada ação, de forma a tornar a localização de recursos mais intuitiva.
Nas mudanças, que podem ser vistas na imagem abaixo, as opções para criar ou abrir um documento aparecem naturalmente no topo, pois são as mais usadas. No entanto, a opção de "Compartilhar", que também ficava na parte de cima do menu, junto com "Fazer download", foram rebaixadas, para não agregar muitos elementos na hierarquia de utilização.
Fonte: Google/Reprodução.Fonte: Google
Novo design, mesmas funcionalidades
Naturalmente, assim que todas as novidades forem implantadas, quem utiliza o software de escritório do Google baseado em nuvem pode estranhar o novo design, mas, como não houve alteração nas funcionalidades, a adaptação deve ocorrer de forma rápida e tranquila. Logo, os usuários irão perceber que ocorreu um condensamento dos menus para tornar a navegação mais fácil.
Como exemplo, o Google cita que "a funcionalidade relacionada ao Apps Script agora está agrupada no novo menu 'Extensões'. Isso inclui acesso ao IDE [ambiente de desenvolvimento integrado] do Apps Script, bem como o gerenciamento de complementos".
A atualização já está disponível para os usuários do Google Workspace e para assinantes do G Suite Basic e Business. As contas pessoais do Google deverão receber a mudança no final do mês que vem, sem controle de administradores ou possibilidade de optar pelo design antigo.
Fontes
Categorias