O serviço por assinatura HBO Max está há alguns meses em um processo intensivo de desenvolvimento para melhorar o desempenho dos aplicativos da plataforma de streaming nas diferentes plataformas. E, de acordo com o site Protocol, a empresa sabia que isso iria acontecer, mas decidiu lançar a plataforma mesmo inacabada.
Segundo a gerente de Experiência de Produto da HBO Max, Sarah Lyons, a principal culpa por esse processo foi a concorrência crescente, incluindo o lançamento da Disney+, o que forçou a companhia a disponibilizar o mais rápido possível um serviço para não perder espaço no mercado.
Como consequência disso, aplicativos da HBO Max para diversas plataformas foram lançados com base na estrutura pré-existente dos serviços anteriores da marca, como o HBO Now e o criticado HBO Go, que era mais utilizado para quem havia perdido um capítulo de uma série ou um filme no canal a cabo.
A companhia sabia dos riscos, mas precisou apressar a chegada dos apps no maior número possível de aparelhos.Fonte: HBO Max
Como o foco de ambos as plataformas nunca foi um lançamento global e um catálogo vasto com mecanismos avançados de curadoria, a experiência ficou longe da esperada por boa parte dos consumidores.
Resultados promissores
Ainda de acordo com Lyons, foi "doloroso" ler as críticas da comunidade, mas o planejamento da companhia de "trocar o motor do avião enquanto ele estava em pleno voo" parece ter atingido um ponto ideal.
Nos últimos meses, a migração de plataforma para uma estrutura otimizada gerou resultados otimistas: o app para dispositivos Roku apresentou 90% menos travamentos e o tempo de recarga no Android TV caiu em 50%, citando apenas alguns exemplos.
A compra de uma startup canadense chamada You.i TV é considerada um momento chave para o desenvolvimento desses novos aplicativos, em especial a versão para televisores inteligentes. Já versões para Fire TV, Xbox, navegadores e outros sistemas operacionais são as próximas da fila. Além de otimizar a performance, a ideia com os novos aplicativos é refinar sistemas de busca e sugestão de conteúdos, além de melhorar a experiência de navegação.
Fontes
Categorias