Nada realmente some da internet e temos diversos sites que fornecem o acesso a páginas que estão atualmente fora do ar. Seja para “viajar no tempo” e revisitar uma época, para conferir dados perdidos ou até mesmo contornar barreiras de censura, esses serviços são verdadeiras “Bibliotecas de Alexandria” da internet.
Em alguns casos, como o do Google, esse armazenamento é feito através do cache da página e outros através de capturas de tela em HTML, permitindo ter uma experiência mais interativa e acessar o código da página. O TecMundo separou 3 ferramentas para te ajudar a conferir páginas offline ou versões antigas dos sites que conhecemos.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Registros online permitem acessar versões antigas de sites, capturadas em momentos específicos no tempo (Fonte: Shutterstock/Reprodução)Fonte: Shutterstock
1. Google Cache
O Google realiza backups instantâneos de páginas online. Quando estas são tiradas do ar, os links em cache apresentam a última versão de uma página da Web que o Google visitou. Saiba como conferir uma página da web salva pelo cache, a seguir:
- Pesquise no Google a página que deseja acessar;
- Dentre os resultados, escolha o link desejado e selecione a setinha para baixo ao lado do endereço de URL;
- Selecione a opção “Em cache”;
(Fonte: Google/Reprodução)Fonte: Google
- Você será redirecionado para a última versão da página que o Google salvou, com as informações de data e hora do registro de cache;
(Fonte: Google/Reprodução)Fonte: Google
O Google Chttps://www.tecmundo.com.br/navegadornavegaache funciona bem para páginas retiradas do ar onde o site principal continua ativo, como uma notícia deletada ou listagem de produto em lojas, por exemplo. Caso não consiga encontrar pela pesquisa do Google, é possível conferir o cache através da URL da página retirada. Basta substituir o “exemplo.com/page” do endereço a seguir, pelo link desejado:
http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:exemplo.com/page.htm
2. Wayback Machine do Internet Archive
O Internet Archive é uma organização sem fins lucrativos fundada em 1996 em São Francisco, Califórnia. Com o intuito de arquivar informações em multimídias, ele realizaram “capturas” de páginas da internet. A Wayback Machine é sua máquina do tempo que permite acessar essas páginas em diferentes momentos ao longo dos anos.
Para visitar uma versão antiga de um site ou uma página que não está mais disponível, siga os passos, abaixo;
- Acesse o site da Wayback Machine;
- Pesquise a URL do site que deseja e clique em “Enter”;
- O site disponibilizará estatísticas da página e uma linha do tempo com as datas e as quantidades de prints diários que podem ser acessados;
(Fonte: WayBack Machine — Internet Archive/Reprodução)Fonte: WayBack Machine - Internet Archive
- Escolha uma data e um horário;
- O usuário será redirecionado para uma versão interativa da página — que ainda permite o acesso a estatísticas e ao código-fonte da cópia;
Página inicial do TecMundo em 26 de abril de 2011 (Fonte: WayBack Machine — Internet Archive/Reprodução)Fonte: WayBack Machine - Internet Archive
É possível que alguns sites não consigam ser acessados caso os rastreadores da organização não conheçam a página buscada, principalmente as menores com poucas visualizações, ou que não consiga ser acessado sem a utilização de uma senha, o que impediria as capturas.
3. oldweb.today
O Oldweb.today é um serviço que emula navegadores antigos enquanto permite que você acesse arquivos de sites extraídos de bibliotecas de páginas da web, como o Internet Archive, entre outras.
Para visualizar uma página, é preciso:
- Acesse o site do Oldweb.today;
- Digite a URL do site;
- Insira a data com hora exata;
- Escolha o navegador que será emulado no sistema operacional disponível;
- Clique em “Reload”;
Página da Amazon em 2 de novembro de 2011 (Fonte: Oldweb.today/Reprodução)Fonte: Oldweb.today
Emular os navegadores antigos e extrair dados em simultâneo demora e o oldweb.today exige um pouco de paciência para experimentar essa cápsula do tempo — com direito a efeitos sonoros e acesso aos programas dos sistemas. Apesar da experiência nostálgica, o tempo de espera pode ser um obstáculo para quem deseja visitar várias páginas.
Site do TecMundo em 2 de novembro de 2011 (Fonte: Oldweb.today/Reprodução)Fonte: Oldweb.today
A internet não para de evoluir e existem muitos motivos para querer visitar uma página antiga ou fora do ar. As ferramentas citadas neste artigo são de grande utilidade ao realizarem o serviço público de arquivar tantas informações e memórias.
Categorias