Operadoras de streaming e de televisão por assinatura como a Roku anunciaram o bloqueio da transmissão do canal de origem russa RT. Enquanto o banimento inicialmente ocorreu na Europa, os canais agora estão sendo bloqueados globalmente, segundo o The Verge.
Maior mídia estatal da Rússia, o RT é considerado um serviço de notícias favorável ao presidente Vladimir Putin. Durante a invasão em andamento na Ucrânia, a rede estaria trransmitindo desinformação e apenas veiculando conteúdos positivos em relação às ações militares.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Segundo o site The Verge, as empresas Roku, DirecTV e Dish Networks já confirmaram a remoção do RT de sua lista de canais e até a revisão de contratos em andamento. Dependendo da companhia e da disponibilização de conteúdos, o canal foi tirado do ar em todo o mundo, o que deve incluir também o catálogo brasileiro.
Mais punições
O canal russo RT já sofreu outras sanções e medidas de retaliação pela invasão russa. O conteúdo foi retirado do YouTube e também do catálogo de lojas de aplicativos, como na App Store e da plataforma da Microsoft.
Já o grupo ativista Anonymous derrubou temporariamente a transmissão da rede de televisão estatal.
Fontes