O álbum Donda 2, novo trabalho do rapper Kanye West, será lançado exclusivamente na própria plataforma de streaming do cantor, ficando de fora do catálogo de serviços como Spotify, Apple Music, Amazon Music e YouTube Music. A informação foi confirmada por ele nesta sexta-feira (18), em seu perfil no Instagram.
“Donda 2 estará disponível apenas na minha própria plataforma, o Stem Player”, escreveu o artista, que recentemente afirmou não ter interesse nos tokens não fungíveis (NFTs), ao contrário de outras estrelas da músicas. Ele também criticou as taxas pagas atualmente pelos serviços aos autores.
Segundo Ye, como o músico também é conhecido, “os artistas recebem apenas 12% do dinheiro que a indústria ganha”. E na sequência, ele subiu o tom das críticas: “É hora de libertar a música desse sistema opressivo. É hora de assumir o controle e construir a nossa própria (plataforma)”, finalizou.
Os problemas entre West e as plataformas digitais são antigos e já renderam até processo na justiça. Em um dos episódios mais recentes, envolvendo seu disco anterior, Donda, o rapper acusou a gravadora de lança-lo nos serviços de streaming sem a sua autorização.
Stem Player
O serviço de streaming de Kanye West conta com alguns diferenciais, oferecendo ao ouvinte, por exemplo, a possibilidade de ouvir separadamente quatro elementos das músicas disponíveis (vocal, baixo, bateria e a música como um todo). A plataforma inclui também um player próprio, com suporte a Bluetooth, que será enviado aos assinantes.
Para ter acesso ao Stem Player, é necessário pagar uma taxa de US$ 200, o equivalente a R$ 1.026 pela cotação atual. O valor inclui o player, que será enviado para usuários dos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e países da União Europeia.
O lançamento de Donda 2 está previsto para a próxima terça-feira (22).
Categorias