Na última quinta-feira (9), o serviço OnlyFans anunciou um novo recurso para os usuários utilizarem tokens não-fungíveis (NFT) verificados como avatares de perfil. A plataforma de assinatura online segue a tendência de outras redes como Twitter e Reddit que exploram formas de integrar a tecnologia de NFTs em suas plataformas.
Conhecida por conteúdos adultos, a OnlyFans foi criada em 2016, mas obteve mais visibilidade com a pandemia — visto que criadores enxergaram na plataforma uma possibilidade de ganharem dinheiro vendendo seus conteúdos. O novo recurso foi anunciado em dezembro de 2021.
A CEO da plataforma, Ami Gan, disse em um comunicado à Reuters que a missão da empresa é capacitar os criadores a explorarem todo o seu potencial. “Esse recurso é o primeiro passo para explorar o papel que os NFTs podem desempenhar em nossa plataforma”, afirma Gan.
(Fonte: Freepik/Reprodução)Fonte: Freepik
Segundo a plataforma, somente NFTs gravadas na blockchain da Ethereum serão suportadas. As fotos de perfil NFT dos criadores receberão um ícone da Ethereum — semelhante a um cristal — para sinalizar quando esta é autêntica.
Tendência no mercado
Outras empresas já haviam anunciado seus planos e esforços em integrar a tecnologia das NFTs em suas plataformas. O YouTube anunciou que pretende oferecer maneiras de verificar a legitimidade de ativos usando sua biblioteca de vídeos, além de permitir que os criadores monetizassem conteúdos através da venda das peças. Já a Meta estaria trabalhando em uma loja de NFTs, além de tornar o Facebook e o Instagram compatíveis com a publicação dos tokens.
Fontes