Uma equipe da Mozilla, responsável pelo navegador Firefox, desenvolveu em parceira com a Meta, dona do Facebook, um novo recurso para melhorar a exibição e utilidade de anúncios online que aparecem durante a navegação.
A tecnologia é chamada de Atribuição Privada Interoperável, ou IPA na sigla original em inglês. De forma resumida, a ferramenta permite que as companhias anunciantes tenham acesso ao desempenho da publicação a partir de relatórios mais gerais e obtenham resultados mais válidos mesmo sendo pequenas, ao mesmo tempo em que a privacidade do usuário em questão é garantida.
Para garantir que o público não será rastreado como na navegação comum, a IPA envolve um recurso que previne que as empresas aprendam o comportamento do usuário para usar isso ao seu favor, além de impedir que resultados sejam diretamente ligados ao usuário.
Fizeram as pazes?
Curiosamente, as duas empresas envolvidas no projeto já estiveram em lados opostos: em 2018, a Mozilla apresentou uma extensão que "isolava" o Facebook no navegador justamente por causa da alta quantidade de dados coletados pela rede social.
Por enquanto, a IPA é apenas uma proposta e precisa ser melhor desenvolvida e avaliada antes da apresentação e implementação da tecnologia.
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