O inglês continua como a língua mais estudada no Brasil, de acordo com o relatório anual do app Duolingo, divulgado no final de 2021. O levantamento tem como base as escolhas dos mais de 30 milhões de usuários da plataforma educacional no mercado nacional.
De acordo com o documento, 60% das pessoas registradas no app, que utilizaram o Duolingo no ano passado e têm o Brasil como moradia, escolheram a língua inglesa para aprender. O reforço escolar foi citado por 32,7% dos alunos como o maior motivo para esta decisão, enquanto as viagens ao exterior (20%) e o trabalho (15,8%) aparecem logo atrás.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
No ranking do Duolingo no território nacional, o segundo lugar ficou com o espanhol, seguido pelos idiomas francês, italiano e, curiosamente, o português. Em relação à quinta posição, uma das justificativas dadas pela empresa é o aumento da quantidade de imigrantes e turistas, que acabam utilizando o aplicativo de idiomas para aprender a língua local.
A maioria dos brasileiros na plataforma usa o Duolingo para aprender inglês.Fonte: Pixabay
A lista dos idiomas mais populares no Brasil é bastante similar à classificação global da plataforma, que também traz o inglês, o espanhol e o francês nas três primeiras posições. Em seguida, aparecem o alemão, japonês, italiano, coreano, chinês, russo e português.
Idiomas que mais crescem no país
A edição mais recente do Duolingo Language Report revelou ainda os idiomas com maior crescimento no mercado nacional. Neste caso, há um grande destaque para o turco, que está no primeiro lugar, talvez por conta do sucesso das novelas e filmes produzidos na Turquia, chamando a atenção para a cultura daquele país, conforme a plataforma.
Já a segunda colocação é ocupada pelo japonês, superando o coreano que tradicionalmente surgia em tal lugar, provavelmente influenciado pela realização das Olimpíadas de Tóquio. O top 5 é completado pelas línguas chinesa, coreana e árabe.