O Google confirmou que vai alterar mais uma vez os mecanismos de anúncios nos resultados do buscador para reduzir a exibição de conteúdos adultos para jovens.
A medida foi anunciada depois de uma reportagem da Reuters, que detectou a presença de publicidade relacionada a brinquedos eróticos, bebidas alcóolicas, medicamentos de regulação do nível de colesterol e investimentos de alto risco durante a navegação de crianças.
Busca do Google passará por mudanças na exibição de resultados.
Em agosto de 2021, a empresa já havia realizado uma mudança nas políticas dos anúncios no buscador para coletar menos dados de jovens e não exibir esse tipo de conteúdo para menores de idade. No mês seguinte, o Reino Unido iniciou um novo programa de regulação para proteger a privacidade online de jovens.
O que diz o Google
Embora não tenha detalhado o que vai fazer para melhorar a exibição automática de anúncios, o Google garantiu que tomou "medidas imediatas" sobre o assunto. Desse modo, é possível que ela não se complique e vire alvo de investigação de agências reguladoras ou pais que possam eventualmente mover um processo.
A empresa reforçou ainda que os conteúdos encontrados pela reportagem "foram mal classificados e, por isso, deveriam ter o acesso restrito" para usuários jovens.
Fontes