A TikTok Live Studio, nova plataforma de streaming de jogos da rede social TikTok, vai contar com programa próprio para transmissões. Entretanto, o software está supostamente utilizando o mesmo código-fonte do Open Broadcaster Software (OBS), alterando apenas a interface do usuário.
Com isso, a equipe por trás do software OBS poderá acionar o TikTok legalmente Caso o Live Studio não se enquadre nos termos de licenciamento. Entretanto, Ben Torell, um dos membros do projeto, respondeu a uma publicação que mostrava parte do código do programa de transmissão do TikTok, afirmando que a empresa está sempre disposta a lidar de maneira amigável com violações das regras de licenciamento.
Remember yesterday’s news about TikTok releasing a go live platform? Turns out it’s a fork of @OBSProject
— Naaackers (@Naaackers) December 16, 2021
Shoutout to @HunterAP23 for pointing this out
STOP STEALING FROM OBS JESUS pic.twitter.com/kx8ckK3MXS
Código aberto não é bagunça
Ser um programa de código aberto não quer dizer necessariamente que qualquer um possa utilizar o código indiscriminadamente. De acordo com acordos gerais de licenciamento, o código-fonte da nova plataforma, mesmo que modificado, precisa permanecer aberto.
Ainda segundo Torell, a OBS também está aberta a trabalhar em parceria no desenvolvimento da Live Studio, desde que o TikTok regularize essas questões.
This is the correct answer. That said, we have a commitment to dealing with GPL violations in good faith, and in the case of TikTok/Bytedance we would be happy to have a friendly working relationship with them as long as they comply with the license. https://t.co/w9jcT4pUQL
— Ben Torell (@dodgepong) December 16, 2021
Outra plataforma que teve problemas com a OBS foi a Streamlabs. A plataforma utiliza o código do OBS com interface e ferramentas mais intuitivas e visuais, mas mantém esse código aberto. O problema real é que por muitos anos a plataforma usava o nome e logo da OBS sem ter sequer pedido permissão.
Editor de interface do Streamlabs Studio.Fonte: Tecmundo
A OBS confirmou nunca ter autorizado o uso do nome e, para evitar problemas, a Streamlabs simplesmente deixou de usar o termo “OBS” no nome de sua plataforma.