O Google Meet se tornou uma ferramenta essencial para o cotidiano no mercado de trabalho e no sistema educacional brasileiro durante a pandemia de covid-19. No Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, o Google anunciou três novas ferramentas de acessibilidade e inclusão na plataforma de videochamadas.
Somente no Brasil, o uso do Google Meet cresceu cerca de 275% com a adaptação ao trabalho e ensino remoto, o que revela a importância da inclusão nos espaços digitais. Para contribuir com um melhor desenvolvimento nas atividades profissionais em espaços colaborativos para pessoas com deficiência, o Google oferece o recurso de legendas instantâneas, leitores de tela/lupa e atalhos no teclado.
Confira como utilizar as ferramentas:
(Fonte: Shutterstock/Reprodução)Fonte: Shutterstock
Legendas instantâneas
As legendas instantâneas são um artifício essencial para auxiliar tanto as reuniões internacionais quanto para participantes surdos ou com perda auditiva durante uma chamada. Para ativá-las:
- acesse o Google Meet pelo computador;
- entre em uma reunião;
- na parte inferior da tela, clique nos três pontinhos e uma aba será aberta;
- nessa aba, clique em “Legendas”;
- escolha o idioma e clique em “Ativar”.
(Fonte: TecMundo/Reprodução)Fonte: TecMundo
Leitores de tela e lupas
Pessoas cegas ou com baixa visão podem utilizar o recurso de leitor de tela integrado, o zoom em tela cheia, controlar as cores em alto contraste e as extensões de acessibilidade no navegador Chrome. É possível acessar as extensões neste link.
Atalhos no teclado
Os atalhos de teclado são ótimas maneiras de tornar a experiência das videoconferências acessíveis a pessoas com deficiência. A lista completa dos atalhos pode ser acessada aqui. Confira alguns mais usados:
- Ctrl + e — ativar ou desativar a câmera;
- Ctrl + d — ativar ou desativar o microfone;
- Ctrl + Alt + h — levantar ou abaixar a mão (permissão para falar);
- Ctrl + Alt + p — mostrar ou ocultar participantes.
Workspace
O Google vem trabalhando em ferramenta para tornar o Workspace um espaço completo e integrado com as demais ferramentas da empresa, como Google Drive, Gmail, Google Agenda, Classroom, Documentos, Planilhas, Apresentações, entre outros.
Fontes