Um site do Departamento de Transporte do Reino Unido (DfT, na sigla em inglês) exibiu imagens de pornografia explícita para os visitantes entre quinta-feira (25) e hoje (26). Localizada em um subdomínio (charts.dft.gov.uk), a página foi retirada do ar enquanto o domínio era redirecionado para uma página de plugin do WordPress.
O problema foi confirmado por um porta-voz do departamento ao BleepingComputer. Segundo ele, "nenhuma informação ou dado foi perdido ou comprometido", e o "endereço do site foi excluído permanentemente", além de se tratar de uma página "desativada e inativa". O site também identificou que o subdomínio apontava para uma instância do Amazon S3, serviço da Amazon Web Services (AWS).
No site dft.gov.uk também foi observado que havia outra página do WordPress protegida por autenticação. A causa exata do problema não foi identificada nem divulgada até então. Dessa forma, não há como constatar se o problema foi ocasionado por um agente interno ou se foi fruto de alguma invasão ao sistemas do departamento.
Outro endereço, registrado no S3, chegou a mostrar o conteúdo explícito após a remoção da página principal. No subdomínio em questão são exibidos gráficos relacionados a documentos de planos de negócios e estatísticas de serviços do governo, como testes de direção, estatísticas de multas e outros.
Fontes