O instituto de pesquisa Outdoor Social Inteligência realizou um estudo para descobrir o comportamento de consumo dos moradores de favelas no Brasil. O "Favela Conectada" é o primeiro relatório feito levando em conta apenas o setor e tinha como objetivo detectar as preferências desses consumidores.
No geral, o estudo mostrou que o consumo nos locais consultados é muito similar ao de outras regiões da cidade, o que significa que a conectividade também evoluiu. Entre os aplicativos mais populares, as redes sociais são usadas por 47% dos entrevistados, principalmente entre jovens de 18 a 34 anos, enquanto 62% das consomem notícias online.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Porém, o líder absoluto é mesmo o WhatsApp, presente em 98% dos aparelhos — contra 85% do Facebook e 72% do Instagram. Entre plataformas mais recentes, destacam-se o TikTok (26%) e o Kwai (20%).
O WhatsApp é o favorito de 98% da população pesquisada.Fonte: Shutterstock
Por outro lado, o celular está deixando de ser usado para ligações — 46% dos entrevistados com Ensino Superior completo já preferem fazer chamadas usando aplicativos via internet. Além disso, 28% dos entrevistados afirmou que usa o celular para obter renda parcial ou totalmente, especialmente na categoria de vendas.
A estrutura, entretanto, ainda deve ser melhorada: 62% dos entrevistados possuem internet em casa, sendo que pouco mais de um terço contratam serviços de operadoras locais com um sinal mais estável nas favelas.
Streaming e games
Em termos de lazer, a Netflix domina a preferência do público consultado, presente em 75% das respostas. Ela é seguida por YouTube Premium (33%), Amazon Prime Video (27%), Globoplay (23%) e Disney+ (7%). Em menores colocações estão Paramount+ (2%), HBO Max (1%) e Apple TV (1%), sendo que o gasto médio mensal com streaming é de R$ 51.
Só que os canais de televisão ainda são populares: metade do grupo consome notícias pela TV e 57% assiste a novelas e telejornais — uma porcentagem maior do que os fãs de séries.
Os entrevistados também utilizam os streamings de música, com Spotify, YouTube Music, Deezer e Apple Music citados, nesta ordem. Porém, 77% dos consultados usam a versão gratuita. Entre os jogos preferidos, Free Fire e Fortnite dominam o segmento, mas Crossfire (24%) e Subway Surfers (6%) também foram citados.
Sobre a pesquisa
O Favela Conectada entrevistou 435 pessoas das seguintes localidades e regiões do Brasil:
- Belém (PA): Baixada Nova Jurunas, Condor;
- Manaus (AM): Cidade de Deus;
- Fortaleza (CE): Pirambú;
- São Luís (MA): Coroadinho;
- Recife (PE): Casa Amarela;
- Salvador (BA): Complexo de Amarelinha;
- Brasília (DF): Sol Nascente;
- Belo Horizonte (MG): Aglomerado da Serra;
- Rio de Janeiro (RJ): Rocinha, Rio das Pedras;
- São Paulo (SP): Heliópolis, Paraisópolis;
- Curitiba (PR): São Domingos Agrícola;
- Porto Alegre (RS): Cruzeiro do Sul.
Fontes
Categorias