A Netflix começou a usar o codec de vídeo AV1 em transmissões para alguns modelos de smart TVs, conforme comunicado divulgado na terça-feira (9). Com o suporte, também liberado no app para o console PlayStation 4 Pro, os assinantes têm acesso a imagens de melhor qualidade e menor consumo de dados.
Sucessor do HEVC (H.265), utilizado pela própria Netflix, além do Amazon Prime Video e Disney+, o AV1 é um formato aberto e livre de royalties. Ele se destaca pela maior capacidade de compressão, possibilitando visualizar vídeos com qualidade superior mesmo em conexões lentas.
Desenvolvido pelo consórcio Alliance for Open Media, o codec está disponível desde 2018, tendo se transformado em uma opção mais barata para as plataformas. Porém, é necessário o suporte de hardware nos dispositivos para aproveitar as vantagens oferecidas pelo padrão.
O padrão já foi testado pelo streaming no Android, com sucesso.Fonte: AOMedia/Reprodução
Em fevereiro de 2020, a Netflix realizou os primeiros testes com o codec AV1, transmitindo conteúdos neste formato para os usuários do app no Android. Segundo a empresa, a novidade “melhorou a experiência de visualização dos assinantes, especialmente em condições desafiadoras”, levando-a a ampliar o suporte a partir de agora.
Modelos de TV compatíveis
Ao The Verge, a Netflix confirmou os primeiros televisores que suportam AV1 ao executar o app da plataforma de streaming. A lista inclui modelos recentes da Samsung e dispositivos Amazon Fire TV, além de opções com Android TV. Confira:
- Smart TVs UHD Samsung 2020
- Smart TVs UHD QLED Samsung 2020
- Smart TVs Samsung 2020 8K QLED
- Smart TVs Samsung The Frame 2020
- Smart TVs Samsung The Serif 2020
- Smart TVs Samsung The Terrace 2020
- Dispositivos Amazon Fire TV com Fire OS 7 e superior
- Dispositivos Android TV com Android 10 e superior
Também é possível reproduzir os vídeos AV1 em qualquer TV conectada ao PS4 Pro, executando o app Netflix no videogame.