Com várias novidades e correções, o Google Chrome 95 foi lançado na terça-feira (19), chegando em versões para Android, iOS, Windows, Mac e Linux. Melhorias nos pagamentos online e uma maior organização das guias estão entre os destaques.
De olho na segurança, a companhia de Mountain View adicionou uma nova extensão de pagamento ao WebAuthn, aprimorando a ferramenta de autenticação. Ela exige uma confirmação do banco para validar a identidade antes de concluir as transações, dificultando a interceptação e o roubo de dados.
Os pagamentos ficam mais seguros no Chrome 95.Fonte: Github/Reprodução
A versão atualizada do navegador da Google permitirá que os aplicativos web sejam utilizados como manipuladores de URL. O recurso, em teste desde o Chrome 93, agora vem habilitado por padrão, possibilitando o uso dessas ferramentas para abrir determinados tipos de arquivos.
Ferramenta de conta-gotas é semelhante à dos editores de imagens.Fonte: Github/Reprodução
O browser também passa a oferecer a opção de salvar grupos de guias, para abri-las posteriormente, função que por enquanto não será nativa. Vale destacar ainda o suporte à ferramenta conta-gotas, usada por desenvolvedores para criar detectores de cores personalizados.
Material You e fim do suporte ao FTP
Para quem usa o Chrome no Android 12, a atualização traz o Material You desembarcando em sua forma completa, antes disponível somente para testadores. Com isso, o app ganha ícones e barras arredondados, além de cores baseadas no wallpaper do celular.
A linguagem Material You chega de vez ao navegador.Fonte: Android Police/Reprodução
O Chrome 95 também marca a exclusão definitiva do protocolo FTP, agora finalizada com a remoção de todos os códigos. Há ainda a opção de salvar capturas com a rolagem da tela e algumas mudanças no acesso a arquivos para sites e apps.
A atualização já está disponível para todos. Você pode verificar se o seu dispositivo possui a versão mais recente nas “Configurações” do browser, abrindo a opção “Sobre o Google Chrome”.
Categorias