A versão 92 do navegador Firefox, da Mozilla, tem uma medida que já é considerada polêmica por parte da comunidade. A partir de agora, quando você realiza uma busca pelo motor de pesquisa padrão do programa, ao menos um dos resultados será uma sugestão do próprio Firefox — um site normalmente associado a algum anunciante.
A novidade pode ser vista na imagem abaixo. Além das sugestões de busca, o buscador exibe alguns resultados pagos na mesma página.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Um exemplo dos anúncios dentro dos resultados de busca, com um site de turismo parceiro.Fonte: Mozilla
O chamado Firefox Suggest (ou "Sugestões Firefox" na versão em português do Brasil) aparece na parte de baixo dos resultados, indicando páginas e serviços que o navegador acredita que serão úteis, além das sugestões pagas.
Por enquanto, apenas usuários dos Estados Unidos e grupos de outras localidades ganharam acesso à versão estável do recurso.
Qual o problema?
Segundo a Mozilla, nenhum dado pessoal do usuário é compartilhado com os "anunciantes confiáveis", a não ser o clique em si e o termo de busca utilizado — tudo dentro de um servidor próprio da desenvolvedora.
A forma de desligar as buscas contextuais nas opções do navegador.Fonte: Mozilla
Além disso, esse tipo de espaço para anunciantes é importante para que a companhia continue de pé: a Mozilla é uma organização que depende desse tipo de parceria para manter o navegador otimizado e prosseguir no desenvolvimento desse e de outros serviços.
Entretanto, parte dos usuários não gostaram do recurso, já que eles significam uma coleta adicional de informações e maior poluição nos resultados de pesquisa. Nos últimos anos, o Firefox ganhou um grande direcionamento para soluções de privacidade e segurança.
Se você quiser, por enquanto é possível desligar essa opção nas configurações do navegador: dentro do item "Privacidade & Segurança", desmarque a caixa que se refere aos resultados contextuais de pesquisa.