Usuários começaram a reclamar no início da tarde desta segunda-feira (4) que o WhatsApp, Instagram e Facebook estavam fora do ar. Enquanto as redes sociais não estavam atualizando o feed, o mensageiro não estava recebendo e enviando nenhuma mensagem.
A queda foi monitorada pelo Downdetector, que começou a notificar um aumento significativo de reclamações por volta das 12h30 (horário de Brasília). O mapa de falhas do site aponta, inclusive, que os problemas foram notificados em várias capitais do país, como São Paulo, Recife, Salvador e Curitiba.
Com as três plataformas de Mark Zuckerberg fora do ar, as pessoas aproveitaram para reclamar da situação no Twitter. De maneira bem-humorada, os usuários pediram para que as redes voltem a funcionar o mais rápido possível. Confira, abaixo, as melhores publicações sobre o tema:
"WhatsApp, Instagram e Facebook caíram, então já sabe né?
— Pagode Anos 90 (@pagodeanos90) October 4, 2021
me liga, me manda um telegrama pic.twitter.com/zPPYagCTJB
WhatsApp,Instagram e Facebook caíram, O motivo ?? pic.twitter.com/OmOq3LhYCW
— R?????????? ?????????????? (@galdiraquel) October 4, 2021
cara pelo amor de deus
— TSMayumi (@jumayumin1) October 4, 2021
eu estava fofocando volta whatsapp ??
WhatsApp, Instagram e Facebook caindo e eu reiniciando o celular e a internet ???? pic.twitter.com/AY3dZaGfod
— Di Pinheiro ? (@vingador_ofc) October 4, 2021
Facebook caiu ??
— Lennon ??????? (@LennonBossa_) October 4, 2021
Instagram caiu ??
WhatsApp caiu??
Twitter sempre reinando ?
Instagram e whatsapp sempre decepcionando KJSJSKSKSK pic.twitter.com/LXS73EIInm
— helo | ??: duna (@helomnezs_) October 4, 2021
O que causou a instabilidade?
A queda das duas principais redes sociais e do principal aplicativo de mensagem do mundo não aconteceu somente no Brasil. No Twitter, foi possível encontrar publicações em inglês e espanhol, por exemplo, de pessoas falando que os serviços não estavam funcionando. O assunto, inclusive, virou notícia no mundo todo.
Nos Estados Unidos, por exemplo, as hashtags #instagramdown e #facebookdown ficaram nas primeiras colocações nos Trendings Topics por volta das 13h (horário de Brasília). O mesmo aconteceu em países como Espanha, Alemanha e Reino Unido.
O TecMundo entrou em contato com as empresas para verificar a causa da queda e foi informado, por enquanto, que o assunto está “sendo investigado”. A matéria será atualizada assim que as redes voltarem ao ar.
[ATUALIZAÇÃO — 13h17]: O perfil oficial do WhatsApp publicou, no Twitter, que está “ciente dos problemas” e que está “trabalhando para que as coisas voltem ao normal”.
We’re aware that some people are experiencing issues with WhatsApp at the moment. We’re working to get things back to normal and will send an update here as soon as possible.
— WhatsApp (@WhatsApp) October 4, 2021
Thanks for your patience!
[ATUALIZAÇÃO - 19h10]: As redes sociais começaram a voltar ao funcionamento normal por volta das 19h. Os usuários conseguiram voltar a fazer publicações no Instagram e Facebook e enviar mensagens pelo WhatsApp.
Apesar disso, a causa do problema não foi ainda totalmente esclarecida. Um pouco mais cedo, Mike Schroepfer, CTO do Facebook, publicou uma mensagem no Twitter se desculpando pelo problema e dizendo que a "rede" da empresa estava passando por problemas.
*Sincere* apologies to everyone impacted by outages of Facebook powered services right now. We are experiencing networking issues and teams are working as fast as possible to debug and restore as fast as possible
— Mike Schroepfer (@schrep) October 4, 2021
Categorias