Um dos recursos mais úteis oferecidos pelo YouTube aos seus milhões de criadores, a aba “Comunidade” ajuda a construir conexões mais íntimas entre o canal e seus seguidores, permitindo o upload de fotos, compartilhamentos de vídeos, enquetes, entre outras possibilidades. A partir do dia 12 de outubro, a funcionalidade, até agora restrita a canais com mais de 1 mil inscritos, será estendida para os canais que possuem a partir de 500 inscritos.
Divulgada na quinta-feira (9) na página de Ajuda do YouTube no Google Support, a novidade também é prometida para canais com menos de 500 inscritos “no futuro”. As postagens na aba Comunidade foram criadas para substituir a guia “Discussão”, um antigo recurso para postar atualizações de texto para os seguidores.
Community posts are coming to millions more channels!!
— TeamYouTube (@TeamYouTube) September 9, 2021
Starting October 12, 2021, we’re lowering the eligibility threshold for Community posts to channels with 500+ subscribers: https://t.co/66SEhZ33ML
Tips for getting started on the Community tab ?https://t.co/O3KnHNvk1t pic.twitter.com/SB1pyfbgUz
Eliminando a Discussão
Segundo o YouTube, a expansão das postagens da Comunidade "para milhões de canais" só foi possível após um trabalho conjunto, efetuado no ano passado com os criadores, para gerar novos recursos, como métricas de posts no YouTube Analytics, publicações com múltiplas imagens no Android (a serem disponibilizadas para iOS e Desktop em breve) e programação de conteúdos.
Agora que mais criadores serão elegíveis para acessar a guia Comunidade, disponível também em celulares, o YouTube irá remover definitivamente a aba Discussão para todos os canais, também no dia 12 de outubro de 2021. Até a data, ainda será possível acessar a aba do canal no desktop. Dessa forma, os canais com menos de 500 inscritos terão que usar os comentários dos seus vídeos como forma de interagir com os espectadores.
Por fim, a equipe do YouTube alerta que, mesmo após ultrapassados os 500 inscritos no canal, pode demorar até uma semana para que a opção de criar postagens na Comunidade seja liberada.
Fontes