No início da semana, um vídeo para lá de inusitado correu pela internet. Trata-se do momento em que o apresentador Silvio Santos assume a bancada do Jornal Nacional no lugar de William Bonner. Confira:
"Só faço tal coisa no dia que Silvio Santos apresentar o Jornal Nacional"
— Bruno Sartori (@brunnosarttori) August 2, 2021
Silvio Santos: pic.twitter.com/WzlxFsFk9N
O vídeo, é claro, foi parte de uma brincadeira do programa do apresentador, exibido no último domingo (1º). Após dizer que conheceu algo "interessante" nos últimos tempos, Silvio pediu à produção para que o VT fosse ao ar. Primeiro, o público viu um vídeo de deepfake com o seu rosto no apresentador Faustão e logo depois em Bonner. No programa, ele afirmou que o quadro inédito com as "mudanças de rosto" vai continuar.
Esse Reface faz uns vídeos legais, né? pic.twitter.com/S1wupTb8WZ
— Bruno Sartori (@brunnosarttori) August 2, 2021
Como já era de se esperar, os vídeos deixaram os usuários mais desavisados confusos, o que gerou vários comentários nas redes sociais:
silvio santos no jornal nacional bugou minha cabeça, e não foi pouco n kkkkk
— portela fã (@sepdann__) August 2, 2021
muito bem feito! https://t.co/bTXRGZwCKh
"Logo tudo vai voltar ao normal"
— Gregory Felipe (@GregoryFelipeEF) August 2, 2021
Agosto chega com Silvio Santos apresentando o Jornal Nacional https://t.co/iNRSTYQpQ4
Liguei a tv no sbt, e do nada o Sílvio Santos apresentando o domingão do Faustão e o jornal nacional kkkkkk
— bruna (@abrunabeise) August 1, 2021
Essa noite eu sonhei com o Silvio Santos, obrigada a quem compartilhou o vídeo do William bonner com a cara do Silvio Santos
— Letícia (@letslovo) August 3, 2021
Dono dos vídeos
O responsável pelos vídeos foi o jornalista Bruno Sartori, que já é conhecido na internet por publicar paródias com rostos de políticos e celebridades. Segundo ele, um vídeo demora cerca de uma semana para ser finalizado e é necessário um grande banco de imagens da pessoa, no caso, do Silvio Santos. A partir daí, é utilizada inteligência artificial, além de muitos dias de treinamento e pós-produção.
No ano passado, Sartori concedeu uma entrevista ao TecMundo, em que revelou detalhes sobre o processo de criação de uma deepfake. Confira: