No início da tarde desta terça-feira (20), grandes sites de diferentes segmentos ficaram fora do ar, incluindo o TecMundo. Entre as plataformas mais impactadas estão sites de e-commerce como do Magazine Luiza, Dafiti e Renner.
Ao que tudo indica, a instabilidade pode estar relacionada ao provedor Azion, que oferece CDNs para os sites. Resumidamente, CDN é um serviço de computação que armazena conteúdo em diferentes locais ao redor do mundo, com o objetivo de ficar mais próximo dos usuários.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
De acordo com a Azion, a indisponibilidade durou 26 minutos e afetou 56,5% dos serviços de DNS. A causa raiz não foi identificada, até então. O problema pode ter afetado páginas do Brasil, Argentina, Paraguai e Peru, segundo a página de status de serviço da companhia.
No Twitter, usuários relataram a queda:
Vendi um produto e não estou conseguindo pegar os dados do cliente para fazer a nota fiscal pic.twitter.com/sKmFTufHV9
— Sayuri (@Sayuri56058448) July 20, 2021
pq a dafiti não tá entrando?? Aaaaaa
— flora (@floradaagua) July 20, 2021
Vale lembrar que no início de junho, o provedor Fastly passou por instabilidade e afetou sites como Reddit, Spotify, Twitch, CNN, BBC, The New York Times e The Guardian. Além de grandes plataformas e sites de notícias, a falha impactou até memso governos, como o site do Reino Unido "gov.uk" que ficou fora do ar por quase duas horas.
Atualização (21/07, 9h47): Por meio da sua assessoria de imprensa, a Azion afirmou que no dia 20/07/2021, por volta das 13h26, os servidores DNS foram impactados por um problema de disponibilidade que afetou a estabilidade de aproximadamente 55% do volume de requisições, com duração de 26 minutos. "A equipe da Azion prontamente começou uma investigação para identificar o problema e o mesmo foi resolvido, restabelecendo todas as requisições. A empresa está investigando a origem do incidente para que ele não se repita".