Com o avanço da tecnologia, hoje é possível se autenticar de diversas formas usando apenas o seu smartphone. E até mesmo os documentos que sempre causaram incomodo quando perdidos, agora podem ser armazenados em versões digitais e evitar todo o transtorno burocrático de eventuais perdas ou furtos.
O TecMundo fez uma lista de todos os documentos que já possuem versões digitais oficiais e que podem ser utilizadas para identificação. Confira:
Título de Eleitor
A versão digital do Título de Eleitor foi muito utilizada nas eleições do ano passado. Com ela, é possível saber qual o local e a seção da votação, além de poder se identificar utilizando o aplicativo.
e-TítuloFonte: Diego Borges / Reprodução
Para realizar o cadastro é muito simples. Primeiro é preciso enviar seus dados como Nome Completo, CPF, Data de Nascimento, Nome do Pai e da Mãe. Em seguida, serão feitas algumas perguntas como o cargo que você ocupa e se alguma das opções numéricas apresentadas corresponde a algum outro documento seu.
Depois de concluída essa etapa, será necessário criar um PIN de seis dígitos numéricos para sua identificação, além da possibilidade de usar a biometria no aplicativo.
CNH
Para iniciar o processo, a sua Carteira Nacional de Habilitação precisa estar na última versão, que começou a ser emitida em 2017. Nela, consta um QR Code que é necessário para o seu cadastro na versão digital.
Carteira Digital de TrânsitoFonte: Diego Borges / Reprodução
O primeiro passo para criar a sua CNH Digital é ter um cadastro no portal do DENATRAN, em seguida, preencher os seus dados e escanear o QR Code que fica na parte interna da sua Carteira de Habilitação. Por fim, você precisará fazer o procedimento de prova de vida, no qual é preciso apontar a câmera do seu celular para sua face e realizar uma série de movimentos.
Depois do cadastro pronto, é necessário fazer o download da sua CNH Digital. Caso tenha alguma pendência, como ativação do seu Certificado Digital no site do DENATRAN, você será alertado pelo próprio aplicativo.
CRLV
O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo também possui uma versão digital disponível no mesmo aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito). Com ele, é possível ver informações do seu veículo, como pendências e agendamento de vistoria.
CRLV DigitalFonte: DETRAN RJ
Para baixar a versão digital, o veículo precisa estar no nome do mesmo condutor cuja CNH Digital está cadastrada no aplicativo. Nele é possível gerar um arquivo PDF com assinatura digital, e até mesmo imprimi-lo para que possa ser apresentado em fiscalizações de agentes de trânsito, ou na regularização de pendências.
CPF
Caso você tenha efetuado o cadastro da sua CNH Digital, também é possível obter uma versão para o seu CPF. Isso porque o aplicativo utiliza a mesma identificação biométrica, o que não é feito na emissão do seu cadastro de pessoa física.
CPF DigitalFonte: Diego Borges / Reprodução
Depois de preencher seus dados, será preciso apontar a câmera do seu celular para diferentes posições do seu rosto e realizar a prova de vida. Por fim, basta criar um PIN de quatro dígitos para concluir o cadastro do seu CPF Digital.
RG
Embora não esteja disponível para todos os estados do Brasil, localidades como São Paulo já oferecem o recurso de ter uma versão digital do seu RG. A iniciativa partiu da Polícia Civil do estado que permite que o cidadão se identifique utilizando apenas o app.
RG Digital do Estado de São PauloFonte: Play Store
Para ter acesso ao aplicativo é preciso ter o RG com a numeração vermelha, ou seja, que foi emitido a partir de fevereiro de 2014. Além disso, é preciso que o documento tenha um QR Code impresso e cadastrado no Sistema Automatizado de Biometria (Abis).
Caso você se enquadre nas obrigações acima, ao iniciar o aplicativo você encontrará a opção de "Adicionar RG". Nela, será solicitado o escaneamento do QR Code do documento, em seguida será feita a identificação com biometria facial, em que é preciso apontar a câmera em diferentes posições do seu rosto. Depois disso, o seu documento já estará habilitado para uso na versão digital.
Carteira de Trabalho
Desde 2017 é possível ter uma versão digital da sua Carteira de Trabalho e Previdência Social. Nela, você tem acesso a todo tipo de informação sobre sua carreira, como contratos de trabalhos, alterações de salários, informações sobre férias, benefícios e o número do seu PIS.
Carteira de Trabalho DigitalFonte: Diego Borges / Reprodução
Para ativar a Carteira de Trabalho Digital é preciso fazer um cadastro no site Cidadão.BR do INSS. Depois de ter se cadastrado, é possível visualizar o histórico de anotações em sua carteira, como férias e rescisões contratuais.
Entretanto, para ter acesso a dados mais específicos dos seus cargos, é preciso responder a um questionário com perguntas referentes a sua carreira, como lugares onde trabalhou, o ano em que sua carteira foi assinada pela primeira vez etc.