As buscas por museus virtuais cresceram 50% no Brasil durante a pandemia, segundo dados do Google Trends que foram disponibilizados à revista Galileu. É certo que o novo contexto social, motivado pela necessidade de isolamento, gerou uma série de mudanças (quase em efeito dominó) no cotidiano das pessoas.
Entre elas, está a procura por novas formas de lazer, afinal, aquilo que conhecíamos por diversão se tornou um tanto quanto arriscado. As visitas virtuais a museus se tornaram uma dessas "saídas" de entretenimento. Esse fenômeno de interesse foi notado nos últimos 12 meses e comparado com os dados recolhidos no ano anterior.
De acordo com o levantamento realizado pelo Google Trends, ferramenta que analisa buscas feitas no buscador, esse movimento foi verificado não apenas no Brasil, mas em outros 19 países.
O que os pessoas querem ver?
A partir dessas informações, pode-se observar que a limitação da mobilidade permitiu que as pessoas explorassem mais a fundo as possibilidades oferecidas pela internet. Nesse cenário, as tours digitais mais procuradas pelos brasileiros se dividiram entre instituições nacionais e europeias, com destaque para o Museu do Louvre, na França, bem como para a Pinacoteca e o Museu do Ipiranga, ambos em São Paulo. Em uma análise mais ampla, o museu mais buscado foi o Masp, seguido pelo Louvre.
Os museus mais buscados
Tour virtual pela Pinacoteca, museu do estado de São Paulo.Fonte: Pinacoteca/Reprodução
O Google Trends desenvolveu dois rankings de museus mais procurados nos últimos 12 meses considerando o tipo de busca realizada pelos internautas. Confira a seguir:
Museus mais buscados com o termo "virtual"
- Museu do Louvre (França);
- Pinacoteca de São Paulo;
- Museu do Ipiranga;
- Museu Nacional;
- Masp;
- Museu do Prado (Espanha);
- Museu do Amanhã;
- Museu Catavento;
- Museu Imperial;
- Museu Britânico (Reino Unido).
Museus mais buscados no geral
Tour virtual pelo MASP, museu mais buscado pelos internautas. Fonte: MASP/Reprodução
- MASP;
- Museu do Louvre;
- Pinacoteca de São Paulo;
- Museu do Amanhã;
- Instituto Inhotim;
- The Metropolitan Museum of Art (The Met);
- Museu Catavento;
- Museu do Ipiranga;
- Museu do Prado;
- Museu de Arte Moderna (MoMA).
Fontes
Categorias