Quer saber quais são os assuntos mais buscados no Google? Conferir as principais tendências em pesquisas no ano ou em determinado país? Então você precisa conhecer o Google Trends, uma plataforma essencial para produtores de conteúdo.
Apresentando resultados em tempo real sobre os termos mais pesquisados no Google, o Trends também é uma ferramenta interessante para donos de sites, empresas de comunicação e marketing, vendedores e quem apenas tem curiosidade de saber o que os outros internautas estão buscando.
Quais são as séries mais pesquisadas? Que perguntas os internautas mais têm feito sobre a pandemia do novo coronavírus? Quais palavras-chave devem ser usadas para uma melhor estratégia de SEO? As respostas para perguntas como essas podem ser encontradas na plataforma.
O que é o Google Trends?
Lançado em 2006 e disponível em dezenas de países, o Google Trends é uma ferramenta capaz de mostrar palavras, termos, expressões e assuntos mais pesquisados no principal buscador da internet.
Além de apresentar as tendências, o serviço, que é gratuito, possibilita acompanhar temas preferidos e verificar como o interesse por eles se modifica com o passar do tempo.
Página inicial do Trends.Fonte: Google Trends/Reprodução
Acessível em qualquer dispositivo, a plataforma também exibe gráficos para facilitar o entendimento sobre volumes de buscas, mostrando ainda as tendências em pesquisas no YouTube, por imagens e notícias.
Como usar o Google Trends?
O primeiro passo é acessar o site do Google Trends, no qual são encontrados vários recursos. Confira as principais ferramentas disponíveis e descubra como usá-las.
Pesquisa por termo
1. Na barra de pesquisa no topo da página, digite o termo desejado (neste exemplo, usamos “celular”).
Barra de pesquisa.Fonte: Google Trends/Reprodução
2. A seguir, é exibido o gráfico do volume de buscas pelo termo nos últimos 12 meses, mas é possível refinar a pesquisa usando os filtros no alto da página. É possível modificar o país, o período, a categoria e a modalidade (pesquisa na web, YouTube, imagem ou notícia).
Desempenho da palavra nos últimos 12 meses.Fonte: Google Trends/Reprodução
3. Rolando a tela para baixo, o serviço mostra o interesse pela palavra em cada estado e os assuntos e as consultas relacionadas a ela.
Buscas relacionadas ao termo.Fonte: Google Trends/Reprodução
4. Uma ferramenta útil para quem tem dúvida sobre usar uma palavra ou outra semelhante é “Comparar”, que possibilita verificar a mais utilizada. Comparamos o desempenho dos termos “celular” e “smartphone”, com o primeiro apresentando mais buscas.
Comparando o desempenho de palavras.Fonte: Google Trends/Reprodução
Principais pesquisas do momento
A função apresenta os assuntos mais quentes, ou seja, os temas mais pesquisados pelos internautas.
1. Abra o menu do Google Trends, no canto esquerdo superior, e escolha “Principais pesquisas”.
Tendências do momento.Fonte: Google Trends/Reprodução
2. Serão mostradas duas abas. Na primeira, é possível verificar as tendências diárias, com os assuntos mais buscados e a quantidade de pesquisas.
Assuntos mais buscados do dia.Fonte: Google Trends/Reprodução
3. Já em "Tendências de pesquisa em tempo real", pode-se visualizar os resultados por categorias, como esportes, ciência, tecnologia, além de conferir um gráfico de desempenho das últimas 24 horas.
Buscas em tempo real.Fonte: Google Trends/Reprodução
4. Clicando em um dos assuntos, o serviço mostra um gráfico mais detalhado a respeito do interesse do público e o ritmo de produção de notícias sobre aquele tema, bem como as consultas relacionadas.
Desempenho do assunto.Fonte: Google Trends/Reprodução
Pesquisas do ano
Nesse recurso, o usuário descobre os assuntos mais buscados do ano.
1. Clique em “Pesquisas do ano”, no menu lateral.
Assuntos mais pesquisados do ano.Fonte: Google Trends/Reprodução
2. A página exibe as principais tendências divididas por categorias (filmes, séries, campeonatos, mortes, games, como fazer, o que é, perguntas etc.).
Principais buscas no Brasil em 2020.Fonte: Google Trends/Reprodução
3. Ao clicar em “Brasil”, abre-se um menu para visualizar as tendências em outros países e os termos mais pesquisados globalmente.
Tendências em outros países.Fonte: Google Trends/Reprodução
4. Para descobrir o que esteve em alta nos anos anteriores, clique em “Google Trends”, volte à página inicial e role a tela para baixo. Então, escolha o ano desejado.
Tendências de anos anteriores.Fonte: Google Trends/Reprodução
Inscrições
Outra função em destaque é a que envia, por e-mail, as atualizações sobre um tema ou assunto de seu interesse.
1. Abra o menu e selecione “Inscrições”.
Receba boletins sobre as tendências por e-mail.Fonte: Google Trends/Reprodução
2. Clique no botão “+”, no canto inferior direito, informe seu e-mail, o assunto, a região e a frequência para receber atualizações e clique em “Inscrever-se”.
Confirme o cadastro.Fonte: Google Trends/Reprodução
Essas são apenas algumas das funções do Google Trends, com as quais você já pode iniciar o uso do serviço aproveitando recursos bastante úteis.
Fontes
Categorias