Um cartão postal escrito pelo operador de rádio sênior do Titanic foi colocado à leilão por US$ 15 mil (cerca de R$ 84 mil na conversão direta). A mensagem foi escrita em março de 1912, poucas semanas antes do navio afundar em abril.
John George Phillips, que era conhecido como Jack Phillips, redigiu a carta enquanto estava no porto de Belfast (Irlanda do Norte) e endereçou para a irmã, chamada Elsie. Ele contou como estavam os preparativos para a viagem e a expectativa para a partida.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
“Estou muito ocupado trabalhando até tarde. Espero partir na segunda-feira e chegar a So’ton (abreviação para a cidade de Southampton) na quarta-feira à noite. Espero que você esteja bem. Tive notícias de Ethel ontem. Com amor, Jack”, escreveu à mão.
O leilão está sendo conduzido pela empresa RR Auction, que possui sede em Boston, nos Estados Unidos. O vice-presidente executivo da companhia, Bobby Livingston, explicou que Phillip costumava enviar cartões postais que mostravam o navio em que ele servia.
"De acordo com nossa pesquisa, apenas 5 dos 300 cartões postais que Elsie recebeu tinham relação com o Titanic e apenas 2 apresentavam o navio com uma fotografia frontal, o que torna este um exemplo excepcionalmente raro", afirmou o representante em comunicado.
Verdadeiro herói
Jack, que morreu no trágico naufrágio com apenas 25 anos, é reconhecido como verdadeiro herói. Ele não é o personagem homônimo que aparece no filme, interpretado por Leonardo Di Caprio.
A RR Auction fez um resgate de sua história e lembrou que o operador de rádio enviou mensagens para outros navios para conseguir ajuda enquanto o Titanic afundava.
Na página do leilão da carta, a empresa conta que apesar da juventude, ele era um telegrafista experiente, tendo aprendido seu ofício enquanto trabalhava para os Correios em 1906. Além da embarcação famosa, Jack também serviu em vários navios da Marconi Company.
“Depois de abandonar o navio quando a água inundou seus pés, ele acabou em um bote salva-vidas dobrável, onde mais tarde morreu de exposição ao frio severo. Harold Bride (operador júnior do Titanic) sempre se lembrou de Phillips como ‘o homem que salvou todos nós’”, diz um trecho no site oficial do leilão.
Fontes