O YouTube parece mesmo ter se arrependido do vídeo de retrospectiva Rewind 2018. A homenagem foi bastante criticada por uma série de motivos e, na edição recém lançada de 2019, o formato e o conteúdo são totalmente diferentes.
A plataforma apresentou os seus destaques do ano em um clipe bastante objetivo: em vez de convidar os seus principais produtores de conteúdo para interagirem em um vídeo original que pegava carona no sucesso de Fortnite, o site simplesmente listou o "top 5" de diversas categorias em formato de vídeo a partir de uma grande colagem de trechos com alguns efeitos de transição.
Confira:
Os dados foram apresentados pelo YouTube já em forma de texto e são divididos tanto de forma geral quanto por categorias — games, tutoriais de maquiagem, música e novos criadores, por exemplo.
E os brasileiros do Rewind 2019?
Você pode até não gostar dele, mas é preciso reconhecer: Felipe Neto continua com números impressionantes. O vlogueiro foi um dos youtubers mais assistidos do ano em todo o mundo, com mais de 2,8 bilhões de visualizações. Outro veterano da plataforma, Whindersson Nunes apareceu novamente como um dos vídeos mais curtidos de 2019, desta vez com "O dia em que assisti Bird Box".
O "vovô do slime", Nilson Izaias Papinho Oficial, ganhou o Brasil quando finalmente conseguiu fazer uma slime a partir de tutoriais na internet e foi um destaque em likes.
Por fim, a equipe LOUD, que joga profissionalmente o sucesso Free Fire, foi a grande representante nacional no vídeo — afinal, ela apareceu três vezes no Rewind 2019. Primeiro, o canal oficial da equipe, com 3,4 milhões de inscritos.
Individualmente, os integrantes LOUD Babi e LOUD Coringa também se destacaram como novos criadores em suas empreitadas solo: os dois canais já chegaram a quase 2 milhões de inscritos mesmo tendo menos de um ano de vida.
Fontes
Categorias