Na última terça (03), o YouTube anunciou no Twitter que um novo YouTube Rewind está chegando. A série de vídeos anuais, que conquistou o título de vídeo mais odiado da história na edição de 2018, deve seguir um caminho diferente este ano — mas indícios apontam o contrário.
Muitos devem se lembrar do fenômeno que foi o YouTube Rewind de 2018. O vídeo trouxe uma série de referências ao game Fortnite e ao streamer Ninja, que embora tenham feito sucesso internacionalmente, não foram os maiores destaques do YouTube, mas de plataformas de streaming.
As escolhas inapropriadas, que também excluíram canais grandes, como PewDiePie, o polêmico Logan Paul e outras celebridades que conquistaram o público da plataforma, geraram rejeição da comunidade, resultando em quase 17 milhões de dislikes.
#RewindIsComing pic.twitter.com/gwHQY0yhsk
— YouTube (@YouTube) December 3, 2019
O público, inclusive, acusou a plataforma de utilizar a celebração anual como forma de publicidade, na tentativa de se aproximar de Fortnite e dessas celebridades.
Então, para divulgar que o YouTube Rewind 2019 está chegando — e que será diferente — a plataforma publicou um meme no Twitter com a hashtag “#RewindIsComing”. Ironicamente, o formato escolhido é bem datado e pode indicar que a plataforma não está ciente das tendências atuais.
E você, o que espera do YouTube Rewind 2019? Acha que a plataforma está mais próxima da comunidade?
Fontes