Esta segunda-feira (14) marcou a chegada de um novo doodle na página principal do Google. A ilustração, que infelizmente não está disponível no Brasil, é uma homenagem a um pesquisador belga chamado Joseph Antoine Ferdinand Plateau. A data é a celebração do que seria o seu 218º aniversário.
Apesar de pouco conhecido, Plateau é um dos grandes nomes da área da percepção visual. A sua principal obra é o fenacistoscópio — um nome complicado para um mecanismo que gerava um efeito rudimentar de animação. O equipamento era feito de dois discos que, quando giravam em uma determinada velocidade, exibiam uma sequência de imagens que simulavam movimento. Esse é tido como um dos experimentos que serviram de base para o desenvolvimento posterior do cinema.
Confira o doodle:
A ilustração mostra como uma animação era vista no aparelho de Plateau. E esse doodle tem um diferencial: essa é a primeira vez na história da Google que animações diferentes são vistas, de acordo com o dispositivo que você usa para acessar a página do buscador.
No smartphone, você vê um desenho em azul, que é uma homenagem ao trabalho de Plateau na Física, com estudos a respeito de películas e bolhas de sabão.
Mesmo que o Brasil tenha ficado de fora desta vez, você pode conferir o doodle e mais informações sobre o cientista neste link.
Fontes