Após perder milhões de assinantes em todo o mundo por conta de reajustes elevados nos preços, a Netflix tem buscado novos meios de captação e retenção de clientes em sua plataforma de streaming. Recentemente, alguns países da Ásia receberam testes para uma proposta mais enxuta, com custo inferior e funcionalidade restrita a celulares e tablets.
Na última quarta-feira (17) houve a confirmação de que esse plano entrará em vigor na Índia ainda neste ano. O país foi escolhido por ter uma das menores receitas de assinaturas de TV do mundo, com ticket médio inferior a US$ 5 (R$ 18,74 na conversão direta) por usuário. É um custo muito pequeno em comparação com outros países emergentes, como o Brasil, cuja média é de R$ 99 por espectador.
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Essa modalidade básica deverá limitar a qualidade de vídeo à resolução padrão (480p), não permitindo transmissões em HD ou em telas múltiplas. Por enquanto não há informações sobre o preço dos serviços; o que se sabe é que, durante os testes ocorridos anteriormente na Malásia, o valor era de 17 MYR, o equivalente a R$ 15,39.
A Netflix não descarta a possibilidade de essa novidade chegar a outros países, a depender do desempenho do projeto.
Em março de 2019, o plano básico de assinatura da plataforma saltou de R$ 19,90 para R$ 21,90, enquanto a versão Premium teve reajuste de R$ 37,90 para R$ 45,90.