Aconteceu nesta quarta-feira (26), em Florianópolis, a primeira demonstração do uso da tecnologia 5G pela operadora TIM. Para o teste foram usados equipamentos Huawei, uma faixa de 100 MHz na frequência de 3,5 GHz com conexão a uma rede comercial. Na ocasião foram alcançadas velocidade de quase 1 Gbps para download e 71,8 Mbps para upload.
A demonstração foi feita juntamente à Fundação Certi na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Apesar dos resultados satisfatórias, a TIM afirma que quer aumentar a velocidade de upload para 300 Mbps até o lançamento comercial da tecnologia.
Para exemplificar a evolução da 5G foi feito um teste comparando a velocidade de download de dois aparelhos da Huawei — um conectado a 5G e outro a 4G. O com sinal de rede móvel da quinta geração carregou o download dez vezes mais rápido que o outro. Além desta demonstração, foi realizada também uma chamada holográfica em FWA (rede fixo-móvel), transmissão de conteúdo de realidade virtual e conexão FWA.
Mais demostrações
Testes como este estão sendo planejados para serem executados junto a outras empresas de telefonia. A TIM irá realizar uma demonstração em Campina Grande (PB), em parceria a com Nokia e o Núcleo Vitua; e outra em Santa Rita do Sapucaí (MG), com a Ericsson e Inatel.
Previsões
A TIM anunciou que tem previsão de lançar as redes pré-comerciais de 5G já no ano que vem, depois das frequências serem leiloadas pela Anatel em março. As redes realmente comerciais estão previstas para 2021 — depois de um ano para a limpeza do 3,5 GHz
Fontes