Um assunto domina a internet nos últimos dias: a fala da influenciadora digital conhecida por fazer streaming de jogos, Gabi Cattuzzo, e o posicionamento da marca de acessórios para games Razer.
Na última sexta-feira (25) Gabi publicou uma foto sua em um touro mecânico e recebeu comentários com ofensas sexuais em tom de piada. Irritada, a influenciadora respondeu de forma ríspida. Quando questionada se precisava generalizar as ações masculinas, Gabi, acostumada com ambientes dominados por homens, respondeu sustentando seu discurso.
Acompanhe:
(Fonte: Twitter/ Reprodução)
Os tweets geraram muita controvérsia, com pessoas apoiando a influenciadora e outras a condenando e pedindo para que a Razer encerrasse o contrato que tinha com Gabi para divulgar seu produtos.
Eaí @RazerBrazil , quer dizer que homens são lixo? pic.twitter.com/Sm8N5KxdwJ
— Lilo (@LiloVLOG) 22 de junho de 2019
A resposta da marca foi dada em uma nota nesta segunda (21) dizendo que a Gabi Cattuzzo não é porta-voz da empresa e que o contato de divulgação da influenciadora não será renovado.
— R Λ Z Ξ R ???? (@RazerBrazil) 24 de junho de 2019
Repercussão
A resposta, apesar de agradar parte do público da marca, decepcionou muitas pessoas — principalmente o público feminino.
A mulher sofre erotização da comunidade gamer sexista, reclama e faz o alarde QUE TEM DIREITO, no final vai perder a renovação do contrato porque simplesmente disse que homem é escroto. RAZER VOCÊS ESTÃO SENDO EXTREMAMENTE BABACAS https://t.co/RSqcwiBVwp
— tony (snk spoilers) (@venomousuga) 24 de junho de 2019
A gente tem que ler e ouvir todo dia que é merdalher, depósito de porra e coisa muito pior.
— mikannn (@hey_mika) 24 de junho de 2019
Aí uma mina reage, diz que homem é lixo. É ameaçada de morte, tem endereço e vida pessoal expostos na internet, perde patrocínio e tudo mais.
Mas realmente o problema é "generalizar" ??
Gabi Cattuzzo anunciou que está sendo ameaçada e que se afastará das redes sociais.
Ficarei em off por uns dias pois estão ameaçando minha família e amigos de morte.
— Gabi (@gabicattuzzo) 24 de junho de 2019
Não se preocupem comigo, estou aproveitando esse tempo para refletir como posso melhorar como pessoa em relação a tudo o que aconteceu.
Valeu.
A influenciadora publicou também uma nota explicando o ocorrido, onde diz que sua intenção não foi ser misândrica e xingar todos os homens.
"Entendam por favor: eu posto fotos todos os dias, e todos os dias a maior parte dos comentários são ofensivos ou sexualizando algo que nem tem como ser sexualizado. São poucos os homens que comentam com coisas interessantes ou comentários não-ofensivos aqui no Twitter (e por essas pessoas eu sou grata, são as exceções que salvam o meu dia)", declarou.
Algumas mulheres profissionais do meio de games questionaram se a medida seria a mesma se o depoimento tivesse sido dado por um homem.
Imagina se tirassem o patrocínio de cada jogador/influencer homem que já fez ou falou alguma merda também, hahaha
— Amanda Abreu (@AMDcsgo) 24 de junho de 2019