O diretor da Huawei Ding Wei declarou hoje (25), durante a conferência “5G é agora”, em Xangai, que a empresa tem 50 contratos comerciais de 5G com países como Coreia do Sul, Suíça, Reino Unido e Finlândia. Wei disse também que os pedidos de equipamentos 5G excederam 150.000.
Os resultados colocam a Huawei como a maior detentora de contratos de 5G — o segundo lugar é da Nokia com 30 pedidos de 5G e o terceiro da Ericsson, com 18.
A vantagem da Huawei se dá pelo número de patentes de 5G: no total a empresa possui 2.160 patentes 5G SEP (categoria que registra inovações usadas para cumprir um padrão técnico). A título de comparação, a Nokia fica em segundo lugar com 1.516 patentes SEP.
Dados do IPLytics mostram que a China é líder na detenção de patentes 5G do mundo, com 34% dos registros em seu território. O país é seguido por Coreia do Sul ( 25%), Estados Unidos e Finlândia (cada um com 14%).
Discórdia
Apesar dos números, algumas empresas não reconhecem a liderança da Huawei no mercado 5G. Cui Yuanjun, da unidade de negócios especiais da Samsung, por exemplo, disse que a empresa está no mesmo nível tecnico da Huawei e não atrás.
Fontes