A série da HBO “Chernobyl” foi um tremendo sucesso ao retratar com realismo o que aconteceu em torno do acidente nuclear da usina próxima à cidade de Pripyat em 1986. O bom desempenho do seriado, porém, gerou um grande aumento no número de visitantes à cidade fantasma — abandonada desde a época do acidente — e a quantidade de fotos tiradas lá e publicadas no Instagram cresceu vertiginosamente.
Um acesso ao Instagram usando o sistema de busca que mostra fotos por localização mostra quanta gente tem visitado o local do acidente depois da estreia da série. Se por um lado existe um ponto positivo nessa popularidade — por aumentar a conscientização em relação ao uso da energia nuclear e trazer dinheiro para o turismo local —, muita gente tem desrespeitado um lugar que ainda reflete o luto por causa da grave tragédia.
Meanwhile in Chernobyl: Instagram influencers flocking to the site of the disaster. pic.twitter.com/LnRukoLirQ
— Bruno Zupan (@komacore) 9 de junho de 2019
O próprio autor da série, o americano Craig Mazin, pediu respeito às pessoas que visitam Pripyat e os arredores do que sobrou da usina nuclear. Muitas das fotos publicadas mostram pessoas sorrindo e se divertindo — algumas até em poses provocativas — que estão sendo bastante malvistas por moradores da região e pessoas que tiveram algum envolvimento direto ou indireto com o acidente.
- Sabia que o Brasil já foi palco de um grave acidente envolvendo material radioativo? Saiba mais aqui
Não é a primeira que visitas em pontos que marcam catástrofes ou acontecimentos terríveis acabam se tornando um fardo e geral mal-estar nas pessoas: o próprio local onde funcionou o campo de concentração de Auschwitz foi alvo de turistas desrespeitosos e o museu que atua no local precisou se manifestar pedindo para as pessoas se comportarem adequadamente.
Fontes