A rede britânica BBC aproveitou a chegada das conexões 5G ao país por intermédio da operadora EE para fazer os primeiros experimentos em transmissões ao vivo na última sexta-feira (31). Além da conexão propriamente dita, também foi necessário usar uma torre da Huawei para fazer a rede britância ser a primeira a utilizar essa internet em um link.
Antes do início da transmissão, um dos apresentadores fez um pequeno vídeo mostrando um pouco de toda a tecnologia empregada para tornar essa transmissão possível, incluindo aqui o equipamento da Huawei localizado no teto do carro. O que ele (e talvez toda a emissora) não contava, entretanto, é que uma pequena falha iria adiar essa transmissão por 15 minutos.
Equipamento da Huawei que auxiliou na transmissão da BBC
Nem tudo são flores
Apesar de alcançar grandes velocidades (elas podem chegar a 980 Mbps nas redes móveis), a rede ainda está em sua fase inicial e, por conta disso, sujeita a falhas. Quem acompanhou a transmissão reparou que, além do adiamento da entrada da jornalista no jornal matinal da BBC News, a transmissão teve um pequeno problema, como é possível ver no vídeo a seguir:
Como é possível ouvir na fala da repórter, o equipamento habilitado para o 5G não suportou uma conexão acima de 40 Mbps. Nas palavras dela, isso “é equivalente ao que você [expectador] consegue na sua casa”.
Em um determinado momento, o vídeo é cortado para o estúdio, onde o apresentador Clive Myrie fala, entre risos, que vai interromper a repórter “porque estranhamente a linha 5G não está trabalhando de maneira correta”.
Vale lembrar, é grande a possibilidade de tal erro ter ocorrido por conta de uma instabilidade ou mesmo interferências no momento da transmissão, tendo em vista que estamos falando de um sistema recém-inaugurado no país. Além do Reino Unido, apenas Estados Unidos e Coreia do Sul possuem acesso a essa internet.
Fontes
Categorias