Uma das provedoras de internet mobile do Reino Unido lançou sua rede 5G hoje (30) para seis cidades do país. A fim de testar a nova tecnologia e registrar o momento, a BBC decidiu fazer uma entrada ao vivo no programa BBC Breakfast transmitida pela rede 5G. Porém, logo depois do começo da transmissão, o cartão SIM usado atingiu seu limite de dados.
Esse é um problema que deverá ser experimentado por muitas outras pessoas. Apesar de a 5G realmente apresentar maior qualidade e velocidade nos vídeos transmitidos, ela consome muito mais dados do que o espectro 4G.
- Leia também: Entenda: por que o 5G é tão revolucionário?
Com isso, aproveitar as vantagens da 5G deixará a conta de celular mais cara. As operadoras do Reino Unido, por exemplo, já apresentam taxas adicionais para permitir que os smartphones usem apenas redes 5G.
Velocidade
A 5G permite muito mais consistência nos vídeos e velocidade. Durante o pequeno período em que a transmissão da BBC foi feita, se observou uma imagem nítida sem os usuais defeitos que esse tipo de transmissão costuma ter — confira aqui.
O editor do The Verge, Tom Warren, postou em seu Twitter uma imagem mostrando a velocidade da 5G registrada enquanto se transportava por meio de um trem: 980Mbps — a título de comparação, a operadora que entrega maior velocidade de 4G no Brasil registrou uma média de 28,1 Mbps no fim de 2018.
5G has hit the UK today and I’m getting 980Mbps on a MOVING TRAIN. Yes i know nobody is using it, but this is exciting! pic.twitter.com/HkW8W1T0m4
— Tom Warren (@tomwarren) 30 de maio de 2019
Fontes