Se você viveu durante os anos 1990 aqui no Brasil, deve se lembrar dos programas “Você Decide”, da Rede Globo, para a qual o público ligava para decidir qual seria o final da história. Esse tipo de programação interativa voltou a ser destaque neste ano graças ao episódio interativo “Bandersnatch”, de “Black Mirror”, veiculado pela Netflix.
Agora, parece que o YouTube também comprou a ideia e planeja investir em programação interativa para alavancar ainda mais a sua audiência e fazer algumas cifras junto aos patrocinadores. Quem traz essa informação é a Bloomberg, que revela que a plataforma de vídeos da Google já conta com uma equipe dedicada a desenvolver esse tipo de conteúdo.
O time estaria sob a supervisão de Ben Relles, um veterano que há 8 anos trabalha na empresa, mas ainda não tem fechada a questão em torno de como exatamente será a programação interativa. A ideia, porém, não parece ser replicar algo que a Netflix fez com “Bandersnatch”, mas investir em programas gravados e ao vivo, que podem contar com a direção do público.
Netflix, YouTube e… Walmart
A Bloomberg explica, ainda, que nem só de YouTube e Netflix viverão os próximos filmes e séries interativos da web. Isso porque o Walmart realizou um investimento de US$ 250 milhões no último ano para formar a joint venture Eko, responsável por desenvolver esse tipo de conteúdo.
Será essa a nova onda das plataformas online para conquistar público e criar um diferencial ainda maior em relação à televisão tradicional? Será que a moda vai pegar? Só o tempo dirá — mas você pode deixar a sua opinião aí embaixo.
Fontes