Já pensou em ter uma planilha tradutora de textos? No Google Planilhas é possível! A função é útil para quem deseja imprimir tabelas de palavras e expressões traduzidas sem precisar ficar copiando e colando as traduções, pois a própria planilha vai realizar a tarefa de tradução.
Você também pode utilizar o recurso para treinar a escrita das palavras do vocabulário que está treinando, podendo escrevê-las e consultá-las em um único aplicativo.
Como usar o Google Planilhas para traduzir textos
1. Acesse o Google Documentos e, no menu à esquerda, escolha “Planilhas”. Se quiser acessar diretamente, clique neste link;
2. Clique no botão “Em branco”;
3. Agora, preencha as células com dois idiomas (o de entrada e o de saída), e insira as palavras (e expressões) a serem traduzidas embaixo do idioma de entrada;
4. Preencha a primeira célula abaixo do idioma de saída com a fórmula da tradução. No nosso exemplo, será do português para o inglês, desta maneira: =GOOGLETRANSLATE(A2; "pt"; "en"). O “A2” representa a célula da primeira palavra a ser traduzida. O “pt” e o “en” representam os idiomas de entrada e saída. Ao dar “Enter”, a palavra será traduzida;
5. Em seguida, se você clicar na alça da célula onde aparece a tradução e puxá-la para baixo, todas as palavras (e expressões) do idioma de entrada serão traduzidas automaticamente;
No momento em que você começa a inserir a fórmula, a planilha te sugere a forma correta de preencher os dados. Muito fácil, não? Veja outros códigos de idiomas a seguir: chinês (zh), italiano (it), espanhol (es), russo (ru), japonês (ja), coreano (ko), alemão (ge) e francês (fr).
Você ainda pode adicionar outros idiomas ao lado, criando uma super tabela com traduções:
Pronto! Agora ficou muito mais fácil criar listas de palavras/expressões traduzidas em vários idiomas, ao mesmo tempo, para você imprimir e consultar sempre que necessário.
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