A editora Companhia das Letras iniciou uma campanha contra as notícias falsas (fake news) chamada #DescontosNecessários. A campanha é encabeçada pelo livro “21 lições para o século 21”, de Yuval Noah Harari, que questiona se devemos ficar impassíveis diante fenômeno das fake news.
De acordo com a editora, “a campanha consiste em fazer ofertas promocionais em livros publicados pela editora que ajudem a esclarecer as informações equivocadas, imprecisas ou as meia-verdades que circulam pelas redes.
A editora vai usar uma máquina de inteligência artificial para oferecer descontos em livros para quem compartilhar fake news
A ação é simples, mas com uma mecânica sofisticada. Um usuário do Twitter — muitas vezes inadvertidamente, sem ter refletido sobre o conteúdo que está difundindo — posta uma informação incorreta seu perfil. Um robô, baseado em algoritmos e orientado especificamente para essa ação, lê os comentários e identifica essa informação errada”.
Após identificar uma informação errada no Twitter, a máquina de inteligência virtual imediatamente alerta a Companhia das Letras, que escolhe, dentro de seu catálogo, uma obra que possa esclarecer ou dar mais detalhes ao usuário sobre as eventuais incorreções no conteúdo do seu post. “A Companhia enviará uma mensagem casual alertando o autor do post que podem existir informações e versões diferentes do que aquela que ele está divulgando. O desconto — enviado por código para o usuário como resposta ao tuíte — será proporcional à controvérsia da mensagem.
Os descontos serão entre 30% e 90% em livros publicados pela Companhia das Letras e a campanha acontece até o dia 24 de fevereiro. Interessados também podem buscar promoções no site da editora, clicando aqui.
Categorias