A Qualcomm anunciou nesta semana uma nova família de chips para conexão WiFi. Os “QCA64x8” e “QCA64x1” funcionam com o novo padrão 802.11ay e conseguem até 10 Gbps de velocidade.
Isso quer dizer que smartphones, computadores e roteadores equipados com esses novos chips poderão obter conexões mais rápidas do que é visto na maioria das Ethernet cabeadas. Essa velocidade de transferência é ainda mais impressionante quando comparada com componentes internos de computadores.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Essa velocidade é alcançada apenas na frequência dos 60 GHz, bem mais alta que a nossa atual 5 GHz
É interessante destacar, contudo, que essa velocidade é alcançada apenas na frequência dos 60 GHz, bem mais alta que a nossa atual 5 GHz.
Apesar disso, esses não são os primeiros chips a usarem essa alta frequência para o WiFi. Alguns componentes e roteadores já experimentaram com os 60 GHz no padrão 802.11ad, mas o desempenho era bem limitado.
O 802.11ay conta com um alcance de até 300 m sem obstáculos
Isso porque o alcance do sinal nesse padrão era tão pequeno que os usuários tinham que ficar basicamente grudados aos roteadores com seus equipamentos para obter boa velocidade. O padrão 802.11ay, por sua vez, resolve esse problema e conta com um alcance de até 300 m sem obstáculos.
Há ainda um padrão de WiFi em desenvolvimento chamado 802.11ax, que deve contar com a velocidade do 802.11ay, mas poderá penetrar em paredes e outros obstáculos muito melhor.
***
Atualização 18/10/18 às 12h06: a primeira versão desta notícia fazia uma comparação errônia dos novos chips da Qualcomm com a velocidade de trasnferência de SSDs. Esse trecho foi removido.