Se você foi um daqueles que ficaram preocupados com os efeitos que o sistema de gamificação da Netflix poderia ter nos jovens, pode ficar tranquilo. Os testes dos adesivos colecionáveis, que eram dados para as crianças ao assistirem episódios, foram oficialmente cancelados e a gigante do streaming decidiu que não vai implementar o mecanismo.
Não é preciso ser nenhum gênio para saber que boa parte do motivo por trás da decisão foi justamente a enorme resposta negativa dos pais com relação à adição – afinal, convenhamos que poucos deles não iriam se importar com tamanho incentivo ao binge watching. A decisão da empresa foi comunicada através do site Buzzfeed, e embora deixe claro o fim dos testes com jovens, ainda deixa espaço para sua aplicação em adultos:
“Nós concluímos o teste dos patches e decidimos não seguir em frente com a função para crianças. Nós testamos montes de coisas na Netflix para aprender o que funciona bem – e o que não funciona bem – para nossos membros”.
Apesar de tudo, é sempre bem-vindo saber que uma companhia tão grande, para variar, está ouvindo o apelo do público com relação a uma decisão como essas. Vamos torcer que continue assim.
Fontes