O Dropbox acaba de anunciar mais uma parceria. Dessa vez, a união será com o Google, para integração com o G Suite. Logo, o que há alguns anos parecia mais uma competição pelo mercado de soluções em armazenamento em nuvem agora ganha outra abordagem. Com isso, os usuários do último serviço serão beneficiados, já que poderão explorar as funcionalidades das duas plataformas de modo mais prático e ágil.
A integração deverá funcionar de modo similar ao que já acontece com a Microsoft, que permite edição e compartilhamento de arquivos do Office em um só lugar. O Dropbox, inclusive, já adiantou parte de algumas funcionalidades com o G Suite, como:
- Centralização de conteúdo: criação, abertura, edição, salvamento e compartilhamento de documentos, planilhas e slides do Google diretamente no Dropbox.
- Colaboração segura: administradores do Dropbox Business também poderão gerenciar esses e outros arquivos armazenados na plataforma.
- Gmail e Hangouts Chat: os arquivos armazenados no Dropbox poderão ser selecionados e enviados por meio das contas Gmail e Hangouts Chat. No caso do serviço de email, será possível visualizar datas de criação, modificação e último acesso a esses documentos. Já quanto ao mensageiro, haverá a possibilidade de visualizar todos os arquivos compartilhados durante um bate-papo.
Integração foi motivada por elevada quantidade de usuários em comum
Conforme comunicado oficial da Dropbox, a companhia afirma sentir a necessidade de sempre buscar medidas adicionais que possam garantir a efetividade de seus serviços. Segundo a empresa, isso se deve especialmente ao fato de muitas pessoas fazerem uso de sua plataforma com diferentes focos e projetos.
A partir dessas parcerias, seria também possível disponibilizar um sistema mais unificado e produtivo. Do mesmo modo, o diretor de produtos do Google Clouds, Ritcha Ranjan, defende que a estratégia poderá ajudar seus consumidores e fará com que sua aplicação funcione melhor para eles, independentemente de quais ferramentas estejam usando.
Além disso, um dos principais pontos para o início na união entre as duas companhias é que cerca de 50% dos usuários do Dropbox Business também são assinantes do G Suite. Isso corresponde a milhões de pessoas. Portanto, haverá benefícios para ambas as partes do acordo. A novidade está prevista para ser iniciada ainda em 2018, mais precisamente no segundo semestre.
Fontes