Atualmente, o acesso a inúmeros sites vem acontecendo a partir de dispositivos mobile, que muitas vezes possuem conexão mais lenta do que notebooks e PCs. Para que a experiência do usuário seja a melhor possível, o Google começará a eliminar as paginas que obtiverem resultados aquém do esperado quanto ao carregamento.
Fazer com que seu site figure nas primeiras posições orgânicas do Google é o objetivo de quase todas as empresas. Porém, várias não aperfeiçoam sua página para versões mobile, ou até mesmo responsivo.
Mas calma, pois a priorização da velocidade no ranqueamento não eliminará as páginas que possuem grande fluxo de pessoas e conteúdo relevante, mas elas perderão posições no ranking.
Google mostra o caminho
Para que nenhum site sofra com a mudança de algoritmo, a Gigante das Buscas recomenda que os desenvolvedores utilizem os recursos de medição, como o Chrome User Experience Report, o Lighthouse e o PageSpeed Insights.
Essa mudança começará a valer a partir de julho deste ano, o que dá tempo suficiente para que os sites que perceberem essa demora possam realizar alterações em seus códigos para otimizar a velocidade. E aí, o que você acha dessa mudança? Deixe sua opinião nos comentários.
Fontes