A plataforma de financiamento coletivo Kickstarter apresentou uma novidade nesta quarta-feira (15). Trata-se do Drip, um serviço de assinatura que continua atuando em projetos que precisam de apoio financeiro, porém de uma forma diferente.
Em vez de dar uma verba pré-determinada a um único projeto, você faz a inscrição no perfil de um criador e dá pagamentos mensais a ele — um esquema mais parecido com Patreon, Padrim, Apoia.se e outros serviços similares.
O limite de tempo do Kickstarter para um projeto sair não é exatamente mantido, mas quem se inscrever em determinados períodos (ou doar quantias maiores, claro) pode ganhar algum bônus. Isso pode ser bem vantajoso para o desenvolvedor ou inventor que precisa de dinheiro para cumprir prazos, por exemplo.
Essas pessoas que garantem apoio cedo viram "membros fundadores" daquela empresa ou pessoa e terão sempre reconhecimento. Outro diferencial é bem arriscado: ele facilita a migração de plataforma de financiamento do Drip para um rival, caso o criador esteja insatisfeito.
O Kickstarter adquiriu a startup Drip em 2016, depois de ver o pequeno barulho que ela causou no mercado. Por enquanto, apenas algumas dezenas de membros foram convidadas para integrar o Drip e novos artistas serão incorporados com o passar dos meses. Por enquanto, você pode acessar a lista por este link e já iniciar o financiamento dos seus favoritos, caso eles façam parte da seleção.
Fontes
Categorias