A internet móvel vem, aos poucos, se tornando a internet de fato. De acordo com a agência de mídia Zenith, atualmente, 70% do tempo gasto na internet acontece a partir de acessos feitos em telefone celular. Em 2010, quando os smartphones eram uma novidade ainda não estabelecida, esse número era de apenas 20%.
Menos de uma década depois, porém, o tempo gasto na internet em um celular pode quadruplicar de tamanho: a previsão da agência é de que, em 2019, ele deve chegar a 80% do total. Essa mudança vem sendo sentida aos poucos e pode ser percebida no dia, talvez até mesmo em sua própria casa: se dificilmente uma casa com quatro membros tem quatro computadores, provavelmente ela tem (pelo menos) quatro smartphones.
70% de todo o tempo gasto na internet é feito a partir de um smartphone.
O resultado desse avanço pode ser notado na cada vez maior quantidade de sites adaptados às plataformas móveis. Para além de aplicativos próprios, como o app do TecMundo, os sites também costumam apresentar design responsivo ou mesmo versões específicas para acessos feitos a partir do mobile.
Até mesmo os anunciantes vêm sentindo a mudança e, em 2017, pela primeira vez na história os anúncios direcionados às plataformas móveis representaram a maior fatia do setor (53%).
Fontes