A Google anunciou hoje (26) uma nova parceria que deve ajudar a combater a disseminação de notícias falsas ou “fake news” nos resultados de buscas do Google Search. A empresa estará trabalhando com a International Fact-Checking Network (IFCN) para remover dos resultados toda e qualquer notícia que publicar dados errados ou falsificados.
O poder de rapidamente distinguir o que é verdade do que é falso na web é cada vez mais importante
“Com tanta informação disponível o tempo todo e em qualquer tipo de dispositivo, o poder de rapidamente distinguir o que é verdade do que é falso na web é cada vez mais importante”, disse a Google em uma publicação oficial em seu blog. Com isso, a Google começará a mostrar resultados de buscas com notícias verificadas sobre os princípios da IFCN a fim de desmentir rumores que as pessoas possam encontrar no buscador quando pesquisam alguma coisa relacionada.
No exemplo que você confere, uma pessoa digita no buscador: “o furacão irma é de categoria 6?”. O primeiro resultado traz uma notícia com fatos verificados desmentindo rumores e uma resposta direta logo abaixo explicando que organização noticiosa verificou aquilo como verdadeiro ou falso e qual é o veredicto. No caso, a CBS informou que “não existe furacões de categoria 6”.
Junto com a IFCN, a Google ajudará a aumentar o número de jornalistas trabalhando exclusivamente na checagem de informações e rumores da web. A empresa também ajudará a expandir os princípios da checagem de informações ao traduzir o guia de conduta para essa prática feito pela IFCN para mais línguas e ainda fornecerá ferramentas de software gratuitamente para as pessoas que trabalham nesse ramo identificarem com mais agilidade informações equivocadas.
A checagem de informações ficou especialmente importante depois de grandes eleições presenciais pelo mundo, incluindo os últimos pleitos em países como Brasil, EUA e Alemanha. Por aqui, uma organização chamada Aos Fatos inclusive está trabalhando em parceria com a IFCN e seus resultados devem aparecer nas buscas do Google para checar dados duvidosos.
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