Se você prefere ficar de fora da eterna disputa de gigantes como Chrome, Firefox e Edge (e, talvez, Safari), as chances são de que o seu browser de coração é o Opera. É exatamente esse navegador que acaba de ganhar uma boa leva de novidades em sua mais recente versão de testes.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
No Opera 49 Beta, os usuários podem levar a interação com o programa e com as páginas da internet a um novo patamar. Para começar, o software agora permite fazer capturas de imagem dos sites que você visita e, a partir daí, oferece uma série de ferramenta de customização. Com isso, é possível anotar, rabiscar e até escrever mensagens na figura antes de compartilhar esse arquivo.
Um dos destaques desse kit de funcionalidades é o recurso de selfie. Sim, você não leu errado. O Opera oferece uma opção especialmente dedicada aos autorretratos, que ainda podem ser personalizados com desenhos, textos, colagens e stickers. Como o app traz um mensageiro embutido, a ideia (mais uma vez) é que as selfies se tornem um ativo valioso na hora de bater um papo com seus amigos e contatos.
Claro que, além dessas novidades interativas, o Beta 49 do browser também traz uma série de correções de bugs, melhorias de desempenho (incluindo no macOS High Sierra) e incrementos menores. Entre eles, temos um modo privado aperfeiçoado, possibilidade de gerenciar os ícones das extensões ao lado da barra de endereços e a inclusão de cinco novas moedas na ferramenta de conversão nativa do navegador.
Fontes