A Google anunciou nesta terça-feira (29) uma série de reformulações para o YouTube. Na esteira das mudanças que começaram já há alguns meses e devem se estender até o final de 2017, quando todas as alterações estarão concluídas, a plataforma apresentou algumas novidades para continuar dominando o mercado de vídeos na web.
Esse pacotão inclui recursos e detalhes novos tanto para a versão mobile quanto para a versão web do YouTube. Antes disso, porém, uma novidade que contempla a essência do YouTube: um novo logo e um novo ícone para a plataforma, alterando o visual, mas sem perder a identidade e a referência à história do site criado em 2005.
Novo logo do YouTube
O novo ícone funcionará ainda como uma versão abreviada do logo em espaços reduzidos, como vídeos acessados a partir de dispositivos móveis.
No mobile
São ao menos cinco as grandes mudanças que atingem os aplicativos para dispositivos móveis do YouTube. Confira:
Arraste para mudar
Desde o início do ano, o app do YouTube permite que você toque duas vezes no canto da tela para voltar ou adiantar a reprodução em alguns segundos. O próximo passo, que já está em fase de testes, envolve deslizar para a esquerda ou para a direita a fim de alternar a reprodução para o vídeo anterior ou posterior, respectivamente.
No melhor formato possível
O uso dos dispositivos móveis alterou também a forma como os vídeos são registrados. Assim, visando se adaptar a esse novo momento, o player de vídeo do YouTube também mudará automaticamente conforme o formato das imagens que se passam diante da tela. Quadrado, horizontal ou vertical, o aplicativo reconhece isso e se adapta sozinho.
Mais fácil de encontrar
Para facilitar a sua vida na hora de encontrar conteúdos relacionados, o YouTube vai adicionar a área abaixo do player do vídeo em um espaço com novas maneiras para encontrar outras publicações. Apesar de não dar muitos detalhes a respeito disso, é possível sugerir que a novidade tem como objetivo prender cada vez mais sua atenção no app.
Cara nova
Não foi só o logo do YouTube que ganhou um novo visual: o design do aplicativo também foi repensado e agora está mais simples. Com o cabeçalho branco, o serviço dá mais destaque ao conteúdo, enquanto as guias de navegação foram parar na parte debaixo da tela, facilitando o acesso dos seus dedos a elas. As novidades incluem ainda as guias “Biblioteca” e “Conta”.
Na sua velocidade
A última grande novidade para as versões mobile é a possibilidade de alterar a velocidade de reprodução também nos portáteis. O recurso, que já existe na versão para web, permitirá que você assista aos conteúdos do YouTube no seu ritmo.
Na web
O YouTube já vem testando uma nova interface há alguns meses, mas era necessário ativá-lo manualmente. A partir de hoje, ela começa a ser distribuída como padrão para todos os usuários da plataforma, oferecendo um visual mais simples e limpo, com direito inclusive a um tema escuro nativo.
Evolução da interface do YouTube na web ao longo dos anos
“Sabemos que são muitas mudanças, mas queremos deixar claro que uma coisa nunca vai mudar: a missão do YouTube. Essa plataforma nasceu da ideia de que todas as pessoas precisam ter a chance de compartilhar a própria voz e ver o mundo”, escreveu o diretor de produto do YouTube Neal Mohan. “Continuaremos trabalhando para que as pessoas possam se expressar e assistir aos vídeos que mais gostam da maneira mais simples possível, em qualquer dispositivo”, concluiu o executivo.