Cada vez mais, o Facebook parece estar trocando figurinhas entre seus diferentes produtos para conferir quais se saem melhor diante desses públicos. Depois de abocanhar o estilão Snapchat para seu Instagram Stories e compartilhar o recurso tanto com sua rede social quanto com o WhatsApp, a mais nova estratégia da empresa de Mark Zuckerberg envolve levar filtros diretamente para o mensageiro instantâneo. Ou quase isso.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Segundo alguns sortudos que conseguiram acesso ao update, a companhia testou brevemente a ferramenta na build 2.17.297 do WhatsApp Beta, trazendo cinco temas visuais únicos que podem dar tanto dar uma tapa nas suas selfies ou nas fotos do grupo da família. O problema é que o Facebook voltou atrás e removeu a novidade da próxima atualização da versão de testes do aplicativo.
Chegou a testar a novidade?
Quem brincou com a funcionalidade se deparou com uma nova mensagem no programa após fazer seus cliques, pedindo que o usuário deslizasse a tela para cima para conferir os filtros. Com a ação, uma barra de atalhos surgia na base do quadro e apresentava opções como Pop, B&W, Cool, Chrome e Film – cada um com suas próprias características e particularidades na edição das imagens.
A ideia parecer ser oferecer mais opções ao público
Diferentemente do Instagram, não era possível configurar a intensidade da atuação de cada filtro ou fazer modificações mais avançadas na peça – como aumentar sua nitidez ou melhorar seu contraste. Como dá para ver, a ideia parecer ser oferecer mais opções ao público e não canibalizar o mercado de outra prata da casa. Seja como for, não se desespere: é bem provável que a novidade seja incluída no WhatsApp convencional muito em breve.
Fontes