Enquanto muitas empresas da internet estão tentando resolver os problemas das fake news com sistemas de checagem automática, filtros avançados e curadoria mais cuidadosa do conteúdo veiculado nas redes, a Google decidiu encarar o tema por um ângulo diferente. Em vez de tentar manter a situação sob controle, a Gigante das Buscas quer educar o público com uma de suas ferramentas mais poderosas: o YouTube.
A ideia da companhia é, através do programa Internet Citizens, mostrar a crianças e adolescentes o mal que as notícias falsas ou errôneas podem causar na sociedade – principalmente com a facilidade com que elas se espalham na web. Na sua primeira fase de implementação, o curso atingiu cerca 500 jovens do Reino Unido, trazendo exemplos e casos reais para discussão e ferramentas e ações que ajudam a combater esse mal digital.
Google aposta na importância da educação
Com o sucesso da empreitada nessa escala, a Google quer expandir ainda mais o projeto. Para começar, a ideia é que o workshop seja apresentado para mais 20 mil britânicos, mirando principalmente as escolas e os jovens trabalhadores. Adicionalmente, a companhia pode colocar parte dessas aulas no site da iniciativa muito em breve – provavelmente ao longo do mês de agosto.
Melhor prevenir do que remediar
Claro que se trata de uma empreitada humilde e restrita a uma região bem pequena do globo, mas pode ser um programa que, eventualmente, se alastre para o resto do mundo. Afinal, como dizem, costuma ser melhor prevenir do que remediar, não é?
Fontes
Categorias