A Google ainda não conseguiu emplacar uma rede social, isso é fato. Apesar do sucesso do Orkut por aqui, a rede não conquistou os corações de pessoas de outras partes do planeta e foi aposentada. O Google+ está aí, mas não dá para dizer que ele é exatamente um sucesso, então, a saída da empresa é apostar naquilo que dá certo: o seu buscador.
Parte dessa aposta passa por aposentar de vez a marca Google Now e transformar o aplicativo de busca, no Android e no iOS, em uma plataforma ampla e inteligente. Além de oferecer respostas para aquilo que você procura, o serviço vai usar o seu histórico oferecer conteúdos de seu interesse. Além disso, a ideia é que você também seja alertado sobre tópicos populares na sua região.
Esses dois recursos já estavam disponíveis há alguns meses e agora ganham o foco total da aplicação e vão trabalhar em conjunto para transformar o app do Google não apenas em um serviço ao qual você recorre quando quer algo específico, mas também em um destino para quando você nem sabe o que quer direito.
Conteúdo personalizado
“Quanto mais você usa o Google, melhor o feed será”, informa o vice-presidente da Google Shashi Thakur em postagem no blog oficial da companhia. “Conforme o mundo e os seus interesses mudam, o seu feed vai continuar a crescer e evoluir junto com você”, prossegue o executivo, ressaltando que o novo app é um organismo vivo.
A ideia por trás dessa novidade é relativamente simples. A Google emprega aprendizado de máquina e inteligência artificial para que uma série de algoritmos aprenda alguns de seus hábitos de uso do buscador a fim de manter seus interesses sempre em voga na hora de oferecer conteúdo.
E a companhia promete que tudo isso se dará de forma avançada, com os temas de seu maior interesse ganhando mais destaque do que outros menos relevantes, mas ainda capazes de capturar a sua atenção.
Com cara de rede social (mas sem amigos)
Se esse lance todo de algoritmos e feed já não tinha deixado o app do Google com cara de rede social o suficiente, este novo recurso vai completar o serviço. A partir de agora, você pode seguir alguns de seus principais interesses a fim de personalizar ainda mais a experiência com o aplicativo.
Basta realizar uma busca e você verá a opção “Seguir” em determinados resultados. Feito isso, novidades sobre o evento, show, seriado ou clube de futebol começarão a aparecer com destaque no feed. Quem já usava o Google Now vai reconhecer isso como é uma evolução dos “interesses” que poderiam ser definidos na personalização do aplicativo. A diferença é que tudo ficou ainda mais simples e prático de ser definido.
Apesar desse aspecto de rede social, as informações aqui ficam disponíveis somente para você. Diferente do Facebook, onde seus amigos podem ver as suas curtidas, por exemplo, os seus interesses aqui ficam restritos a sua própria conta.
Várias perspectivas e fatos verificados
O novo app do Google se mostra comprometido com a multiplicidade de perspectivas sobre um determinado tema e também com a verificação dos fatos. É notório o problema com as notícias falsas na internet de hoje e, sendo o Google o principal buscador do mundo, esse novo recurso pode ter um efeito prático bastante grande nesse sentido.
“Para oferecer informação de diversas perspectivas, os stories de notícias podem ter múltiplos pontos de vista de várias fontes, bem como outras informações e artigos relacionados”, informa Thakur. “E, quando disponível, você poderá verificar os fatos e ver outras informações relevantes para ajuda-lo a ter uma compreensão mais holística sobre os tópicos no seu feed.”
Inicialmente, o novo feed do Google estará disponível somente nos Estados Unidos, mas chegará a outros países ao longo das próximas semanas. Toda essas novidades chegarão tanto ao Android quanto ao iOS.
Fontes
Categorias